Engenheiros devem ter compromisso com a construção de um futuro melhor

Engenheiros devem ter compromisso com a construção de um futuro melhor

Site-diaEmgemheiros-2017

Qual a importância dos engenheiros para a sociedade? As áreas de atuação são diversas, mas, independentemente do foco que escolhem dar à carreira, engenheiros, de todos os tipos, são fundamentais para a construção do futuro e, por isso, é essencial que tenham compromisso com a busca de soluções para a população.

A UCL, referência no ensino de engenharia no Espírito Santo, acredita nessa missão e oferece formação baseada em teoria, prática e pesquisa, entre outros pilares. Em quase duas décadas de atuação no cenário educacional capixaba, a faculdade já formou milhares de engenheiros e aproveita o dia de hoje, Dia do Engenheiro, para parabenizar todos que escolheram essa profissão.

Lucas Silveira ingressou como aluno da faculdade em 2006, tornou-se professor da instituição e, 10 anos depois de entrar para o time UCL, assumiu a coordenação do curso de Engenharia Química.

Neste ano, Lucas teve outra importante conquista: foi premiado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) por ter participado do desenvolvimento de um software capaz de identificar, em tempo real, falhas de perfuração em poços de petróleo e gás.

“Tenho a convicção, no meu dia a dia de trabalho, que a missão do engenheiro é buscar soluções que garantam o bem-estar das pessoas”, comentou.

Outro exemplo de engenheiro que a UCL faz questão de destacar é Michell Costalonga. Graduado em Engenharia Mecânica pela UCL, ele foi aprovado em primeiro lugar no mestrado da Ufes na área e afirma que o mercado exige dos profissionais atualização constante.

“Na UCL, fui capaz de fazer iniciação científica e dar monitorias, atividades que complementaram a minha formação. Naturalmente, o interesse por um mestrado acadêmico foi surgindo”, disse.

Para Michell, um bom engenheiro deve ser o mais flexível possível, saber se adaptar às necessidades que surgem e ser capaz de lidar com problemas sob pressão.

“O engenheiro é aquele que coloca em prática todo o conhecimento teórico para criar novas ideias, para resolver os problemas do dia a dia, dos mais simples aos mais complexos. E não são poucos os desafios encontrados hoje. Com a busca crescente de energia limpa e de uma forma cada vez mais ambientalmente amigável para resolver as coisas, o engenheiro e a engenharia tornam-se indispensáveis para o futuro do Brasil e do mundo”, comentou Michell.