Global Game Jam – UCL 2017

Global Game Jam – UCL 2017

GGJ00-CoverImage-twitter-1500x500

O maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo! Venha, crie sua equipe e desenvolva um jogo em 48 horas, um teste para suas capacidades, uma aprendizado para quem está iniciando e muita diversão para todos. São 48 horas consecutivas, onde pessoas do mundo todo se juntam em sedes para desenvolver jogos sobre um tema secreto (liberado apenas no dia 20/01). Aproveite, pois só ocorre uma vez por ano!

Data: de 20/01/17 até 22/01/17 (48 horas seguidas)

Local: Campus UCL Manguinhos (mapa)

Como Participar: É necessário inscrever-se nos dois links abaixo (na respectiva ordem)

1- Inscrição Global – clique aqui

2- Inscrição Local (UCL) – clique aqui

Fotos da última edição

Quem pode participar?
Programadores, Artistas 2D, Artistas 3D, Administradores, entusiastas e quem quiser ter uma experiência com o desenvolvimento de games.

O que é o Global Game Jam?
Global Game Jam é um evento de desenvolvimento de jogos que ocorre no mundo todo ao mesmo tempo desde 2009 (no Espírito Santo desde 2012 sob a organização da Victory Island Studios) e é considerado o maior evento deste tipo pelo Guinness Book. São várias sedes separadas produzindo jogos em 48 horas sob um único tema, revelado apenas no primeiro dia do evento.

O intuito do evento foi de trazer profissionais de várias áreas e promover um desenvolvimento em conjunto de criatividade. A melhor maneira que encontraram de fazer isso foi no desenvolvimento de jogos. Hoje o evento é reconhecido por inúmeras empresas do ramo de games e é apoiado pela IGDA (International Game Developers Association) ou associação internacional de desenvolvedores de jogos.

O Global Game Jam não é um torneio, não há vencedores e nem há premiação. Por estes motivos, mesmo que hajam grupos formados, nada impede dos participantes se ajudarem.

O que é produzido?
Ao final são entregues jogos, que ficam no site do Global Game Jam. Estes jogos podem ser continuados e até negociados com empresas de games. Os grupos podem produzir um ou mais jogos, dependendo apenas da sua capacidade de desenvolvimento.

Não há a necessidade dos jogos serem digitais, é possível produzir jogos de cartas, tabuleiro e outros jogos de mesa.

Quem pode participar?
Qualquer pessoas que tenha a intenção de estar num mega evento de jogos. É aconselhável que saiba um pouco sobre Game Design, programação, arte 2D, 3D, sonorização ou gestão de projetos. Mesmo não sabendo é possível aprender durante o evento e será uma imersão muito mais intensa do que já é (nada que muito café/redbull não resolvam).

Não há a necessidade de ter um grupo formado, é aconselhável que venha com colegas, mas que se formem grupos com outras pessoas. O processo de formação de grupos é feito no primeiro dia, logo depois de revelar o tema, através de uma dinâmica de grupo.

Quem organiza?
A empresa de desenvolvimento de jogos Victory Island Studios trabalhou duro para conseguir a autorização para sediar o Global Game Jam em terras capixabas, no intuito de aquecer o mercado de games e dar oportunidade das pessoas conhecerem mais afundo o desenvolvimento. O evento já foi organizado em vários locais diferentes, mas desde o ano passado é sediado na Faculdade UCL que forneceu sua ótima infraestrutura para o evento.

O que é necessário levar?
-É necessário levar o próprio equipamento (notebook/desktop) com os softwares com os quais vai trabalhar já instalados.
-Periféricos e adaptadores de energia

Para os que ficarão as 48 horas (o que é extremamente aconselhável):
-Roupas extras
-Toalha de banho
-Acessórios para higiene pessoal
-Colchonetes/Saco de Dormir
-Cobertor
-Lanches para a jornada
-Próximo ao local também há restaurante, farmácia, lanchonete e padaria.