Graduação | Faculdade UCL

Graduação

Informações sobre os Cursos

Com o objetivo de ser reconhecida na educação superior como referência regional de excelência, a UCL vem desenvolvendo ao longo de sua existência, com muita seriedade e a dedicação de todos os seus colaboradores, uma estratégia de ensino voltada à interação com as empresas da região.

Tais esforços nos permitem a oferecer devidamente regularizados pelo MEC, os cursos de graduação de Administração, Design, Engenharia de Automação e Controle – Mecatrônica, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Sistemas de Informação – Informática, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Marketing.

Coordenador de Unidade | Campus Manguinhos

Roger Alex de C. Freitas

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGEE/UFES, Mestre em Automação pelo mesmo Programa de Pós-Graduação e Engenheiro Mecânico (UFES).

Realizou estágio no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Instituto Superior Técnico de Lisboa – Portugal.Atuou como engenheiro de manutenção mecânica de vagões e analista de acidentes ferroviários na Companhia Vale do Rio Doce. É professor da UCL – Faculdade do Centro Leste, ministrando várias disciplinas.

Coordenador de Unidade | Campus Cariacica

Marcus-Vinicius-UCL-CariacicaMarcus Vinícius Lisboa Motta

Possui graduação em Química (1999), mestrado em Química (área de Química Inorgânica – 2010), mestrado incompleto em Engenharia Mecânica (área de materiais – corrosão) pela Universidade Federal do Espírito Santo e curso técnico em Química (1989).

Tem experiência, como docente, na área de Química para o ensino médio desde 1993 e para o ensino superior desde 2001, com as disciplinas de Química Geral, Química Tecnológica e Materiais, Ecologia e Meio ambiente, Química Orgânica, Química Inorgânica, Bioquímica, Biofísica, Físico-Química e Tutor da disciplina de Bioquímica na modalidade à distância.

Professor da Faculdade do Centro Leste – UCL desde 2001. Trabalhou em diversas Faculdades (2002 – 2010). Trabalhou na área de Matérias Primas da Aciaria da Companhia Siderúrgica de Tubarão (1989) e na Samarco Mineração (1990) com o controle de qualidade de pelotas, matérias primas para o processo de pelotização, análise de água e efluentes.

Outras Formas de Ingresso

A UCL oferece outras três formas de ingresso na graduação: Transferência, Novo Curso Superior e Reopção de Curso. Essas formas são realizadas conforme a disponibilidade de vagas, a análise curricular e entrevista com o coordenador do curso.

Transferência

O requerimento do candidato deve ser entregue à Secretaria da UCL junto com a documentação da Faculdade de origem. O candidato à transferência deve agendar na UCL uma entrevista com o coordenador do curso pretendido ou o coordenador geral. Essa entrevista é realizada para o coordenador analisar o possível aproveitamento de disciplinas. A transferência será efetuada de acordo com a disponibilidade de vagas.

Documentos necessários para o requerimento de transferência para a UCL

  • Histórico escolar atualizado do curso superior em andamento (discriminação das disciplinas cursadas, com notas finais e cargas horárias).
  • Declaração de regularidade de matrícula na Instituição de origem.
  • Declaração de regularidade financeira.
  • Programa das disciplinas nas quais vai solicitar aproveitamento de estudos.

Novo Curso Superior

O pedido de novo curso superior deve ser realizado pelo candidato mediante a documentação solicitada pela UCL. O candidato a novo curso superior deve agendar na Faculdade uma entrevista com o coordenador do curso pretendido ou o coordenador geral. Essa entrevista é realizada pelo coordenador para orientar o candidato sobre as disciplinas nas quais solicitará o aproveitamento de estudo. Para que a aceitação do pedido dependerá de disponibilidade de vagas.

Documentos necessários para Novo Curso Superior

  • Histórico Escolar final original do curso superior concluído (discriminação das disciplinas cursadas, com notas finais e cargas horárias).
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação.
  • Programa das disciplinas nas quais vai solicitar aproveitamento de estudos conforme orientação do coordenador.

Reopção de Curso

A reopção de curso é realizada mediante a publicação de vagas conforme Edital disponibilizado na Secretaria. O candidato interessado deve preencher o formulário de reopção de curso na Secretaria da UCL e aguardar o parecer do coordenador quanto à dispensa das disciplinas comuns entre cursos. Em caso de reopção o aluno receberá um novo número de matrícula.

Sistema de Bolsas

A UCL possui alguns sistemas de bolsa que visam criar condições para facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior.

Bolsas Concedidas:

    1. Monitoria
      A cada semestre a Coordenação Geral de Graduação publica o Edital de Bolsas de Atividades Acadêmicas, com as vagas disponíveis. A bolsa é referente ao semestre e pode ser renovada.
    1. Programa Rosa dos Ventos de Responsabilidade Social

      O programa foi criado em 2003, entre a Associação Comunitária e Social de Esporte, Cultura e lazer de Jardim Limoeiro e a UCL – Faculdade do Centro Leste. O programa visa construir um modelo de gestão que responda às necessidades de realização de um trabalho social mais efetivo e duradouro. Os beneficiários diretos de suas ações são jovens em situação de risco pessoal e social, bem como familiares, comunidades e profissionais de área correlatas. As bolsas são de caráter integral e são concedidas mediante autorização do representante legal do Projeto sobre análise de representantes da UCL. Os candidatos realizam o Processo Seletivo que os classificará conforme o número de vagas disponíveis para cada curso.

    1. FIES

      O que é: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
      Leia mais: clique aqui

      Todas as informações em:
      http://sisfiesportal.mec.gov.br ou http://www.mec.gov.br

    1. ProUni

      O que é: O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto do Governo Federal e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.
      Leia mais: clique aqui

      Todas as informações em:
      http://sisfiesportal.mec.gov.br ou http://www.mec.gov.br

  1. Nossa Bolsa

    O que é: É um programa implantado pelo Governo do Estado para ingresso no ensino superior. A seleção dos bolsistas é feita de acordo com a pontuação obtida no Enem, além de outros critérios como: renda familiar per capita, que deve ser igual ou inferior a três salários mínimos; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública no Espírito Santo e não possuir diploma de graduação.
    Leia Mais: clique aqui

    Todas as informações em:
    http://www.nossabolsa.es.gov.br/hotsite/index.html ou http://www.fapes.es.gov.br/

Infraestrutura

O Campus UCL Manguinhos possui um Bloco Didático com salas de aula com áreas que variam de 24m² a 72m² que atendem turmas de 15 a 50 alunos. Já o Bloco de Laboratórios possui área média de 45,0m² e atende a um número médio de 20 a 30 alunos;



Todo o mobiliário foi adquirido de forma a atender a ergonomia e a segurança dos alunos, professores e funcionários, possibilitando o trabalho individual, de pequenos e grandes grupos. As cadeiras de sala de aula são do tipo universitário específicas para cursos de nível superior, dando bastante flexibilidade para serem utilizadas em trabalhos individuais, de pequenos e grandes grupos.



Todos os ambientes (salas de aula, laboratórios, salas administrativas) possuem ventilação e iluminação naturais e também são dotados de aparelhos de ar condicionado que garantem o conforto térmico dos mesmos.



Agende uma visita nas instalações da UCL pelo contato@ucl.br ou pelo 27-3434.0100 e conheça os laboratórios específicos do seu curso. Localização: Campus UCL Manguinhos



O Campus UCL Cariacica conta com toda infraestrutura necessária para os três cursos de engenharia autorizados: Eng. Civil, Eng. Mecânica e Eng. Elétrica, proporcionado conforto e qualidade aos estudantes.

O Campus oferece todos os laboratórios necessários para o desenvolvimento do curso de graduação, além de uma moderna biblioteca, reforçando o compromisso da Faculdade de unir teoria e prática para garantir aos alunos uma excelente formação.

Todos os ambientes são climatizados e contam com uma localização privilegiada. O aluno dispõe de segurança privada e de todo o apoio pedagógico de que precisar.

O Campus UCL Cariacica fica próximo do terminal de Jardim América e tem acesso fácil pela segunda ponte para Vitória e Vila Velha, além de estar localizado ao lado da Arcelor Mittal Cariacica, uma das maiores empresas do Espírito Santo.

Agende uma visita nas instalações da UCL pelo contato@ucl.br ou pelo 27-3434.0100 e conheça os laboratórios específicos do seu curso. Localização: Campus UCL Cariacica

Projeto Final de Curso

Todos os cursos de graduação da UCL requerem a realização de um projeto final. Os projetos finais são realizados pelos alunos que formarão no semestre em andamento e sob orientação de professores. Cabe ao orientador acompanhar através de reuniões a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), verificando se os trabalhos contemplam as normas do projeto. As reuniões são realizadas quinzenalmente com uma hora de duração e o aluno deve comparecer no mínimo a 75% dessas reuniões. O trabalho em andamento deve ser apresentado na metade do período, e o trabalho completo ao final em época determinada no calendário acadêmico. O aluno apresenta o trabalho final perante uma banca examinadora composta pelo professor orientador e por mais dois professores, sendo um da UCL e outro podendo ser de outra instituição. Uma versão final do trabalho fica depositada na Biblioteca.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado é obrigatório em todos os cursos de graduação. A UCL tem convênio direto com empresas e órgãos públicos, ou através de agentes de integração, que facilitam a viabilização do estágio supervisionado que pode ser realizado após o cumprimento de 60% da carga horária do curso. A Coordenação de Estágio orienta o aluno sobre os procedimentos necessários para realização e regularização do estágio supervisionado.

Sistema de Matrícula

1. Matrícula para os Aprovados no Processo Seletivo

A matrícula será realizada pela Secretaria da UCL, conforme Edital de Convocação a ser publicado na imprensa local, afixado na Secretaria da UCL e divulgado na página eletrônica.

  • O candidato que não comparecer dentro do prazo marcado para efetivar a matrícula no curso em que tiver sido classificado perderá o direito à vaga.
  • O candidato que efetuar matrícula em outra instituição de ensino superior, não desejando cursar na UCL, poderá requerer a devolução de 50% do valor pago na matrícula no prazo de 10 dias a contar da sua matrícula na UCL. A devolução será feita mediante requerimento com o comprovante da matrícula na outra Instituição.
  • Os classificados deverão apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos:
    • Original do Histórico Escolar do Ensino Médio ou de curso equivalente;
    • Uma foto 3 x 4 ou 4 x 6 (recente)
    • Comprovante do pagamento da primeira parcela da semestralidade;
    • Cópias dos seguintes documentos:
      • Documento Oficial de Identidade;
      • Título de Eleitor;
      • Prova de quitação com o Serviço Militar (quando do sexo masculino).

Candidatos estrangeiros deverão demonstrar estar em dia com os requisitos legais para permanência no país.

No caso de extravio de algum documento solicitado, o candidato deve trazer uma declaração de regularização do órgão competente, não sendo aceitos protocolos de documentos.

Somente estará apto a efetuar a matrícula o classificado que apresentar, no prazo de matrícula, o comprovante de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e todos os outros documentos exigidos.

2. Aproveitamento de Estudos

Os matriculados que já tenham cursado disciplinas equivalentes em outros cursos superiores poderão, no ato da matrícula, requerer a dispensa de cursar tais disciplinas.

3. Critério para a criação de turmas

3.1 O número mínimo de alunos matriculados para garantir a formação da turma de ingressantes oriundo do processo seletivo é de 25 (vinte e cinco) alunos. Abaixo deste número de matrículas, a IES se reserva o direito de não formar a turma.

3.1.1 No caso de não formação de turma de ingressantes, os alunos poderão optar por se matricular em outro curso da mesma área, existente na IES ou pelo cancelamento de matrícula e devolução de valor pago pela 1ª parcela efetuada no ato da matrícula.

Para efeito de pagamento da anuidade os cursos são divididos em semestres. Havendo vagas disponíveis após a matrícula da primeira fase será feita a convocação dos suplentes, na ordem de classificação, devendo o candidato convocado apresentar para matrícula os documentos listados anteriormente. Os candidatos suplentes que tiverem interesse em se matricular deverão protocolar um requerimento próprio na Secretaria da Faculdade. Havendo vagas remanescentes ou por desistências, os requerentes, por ordem de entrada no protocolo, serão chamados para ocupá-las.

O início das aulas do período letivo será fornecido no ato da matrícula.

SharePoint/Intranet

É um ambiente de interatividade entre os usuários que permite documentar, trocar informações e ainda tem um ponto de compartilhamento comum na Internet. Alguns usuários possuem o acesso apenas como leitores, outros como colaboradores. O site tem o objetivo de uso acadêmico e é utilizado pelos professores das disciplinas de graduação e de Pós-Graduação. Desta forma todas as disciplinas da UCL possuem um site que é compartilhado pelos alunos e professores para que possam trocar informações com segurança. Isto é, o aluno também pode interagir com o site. Para ter acesso o SharePoint o usuário deve chamar ww1.ucl.br e utilizar seu login e senha pessoais.

Sistema Acadêmico

O Sistema Acadêmico da UCL é um programa de gestão acadêmica para cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Nele é possível realizar controle de cadastros, processos acadêmicos, controle de protocolos e relatórios diversos.


Curso – Campus Manguinhos Autorização Reconhecimento
Arquitetura e Urbanismo 98 – 01/04/2016  
Engenharia Biomédica 279-19/12/2012  
Engenharia de Automação e Controle - Mecatrônica 1.689-03/12/1999 1.724-19/05/2005
Engenharia de Computação 818-29/10/2015  
Engenharia de Petróleo 87-28/01/2009 48-23/01/2015 
Engenharia de Produção 86-28/01/2009 1.093/2015 
Engenharia Civil 1.686-03/12/1999 1.093/2015
Engenharia Mecânica 3.334-26/09/2005 1.093/2015
Engenharia Elétrica 213-27/03/2014  
Engenharia Química 3.334-26/09/2005 1.093/2015
 
Informática - Sistemas de Informação 201-25/01/2002 1.093/2015
Análise e Desenvolvimento de Sistemas 322-28/12/2012  
 
Administração 408-24/03/2009 427-28/07/2014 
Gestão da Qualidade 301-10/12/2009 433-30/07/2014 
Gestão de Recursos Humanos 278-19/12/2012 580/2016 
Gestão Financeira 181-08/05/2013  
Logística 301-10/12/2009 264-16/11/2012
Marketing 301-10/12/2009 429-29/07/2014 

 

Curso – Campus Cariacica Autorização Reconhecimento
Engenharia Civil 1.009/2015  
Engenharia Mecânica 1.009/2015  
Engenharia Elétrica 1.010/2015