Informática – Sistemas de Informação | Faculdade UCL

Informática – Sistemas de Informação

Duração: 4 anos

Portaria de autorização nº 2727/2001

Portaria de Reconhecimento nº 1.093/2015

O curso de Sistemas de Informação oferece disciplinas teóricas e práticas apoiadas por modernas instalações, laboratórios e quadro docente de alto nível comprometido com o projeto UCL. O currículo do curso contempla uma sólida formação técnico-científica, associada à formação humanística, na qual os alunos estarão, também, sendo capacitados a lidar com as dimensões humanas e éticas dos conhecimentos e das relações sociais.

Este curso é focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. Os Sistemas de Informação são mais conhecidos pelos benefícios que trazem para a gestão dos negócios em que se procura eliminar os desperdícios e as tarefas demasiadamente repetitivas, de maneira a melhorar o controle dos custos e a qualidade do produto ou serviço, maximizando os benefícios alcançados com a utilização de Tecnologia da Informação (TI).

O estudante de Sistemas da Informação recebe preparo para atuar no desenvolvimento e suporte de softwares (sistemas de informação e programas), e para avaliar quais serão os equipamentos (hardware) adequados para cada caso.

;


Tipo de curso: PresencialTipo de formação: Bacharelado | Vagas: 80 noturnas
Depoimentos

Como eu já atuava na área de tecnologia, o curso de Sistemas de Informação da UCL foi muito importante para meu crescimento profissional. O curso foi essencial para que eu conseguisse adaptação aos novos tipos de tecnologia que surgiram.

Marconi Magnani, Analista de Sistemas de Automação da TSA

Através do curso de Sistemas de Informação da UCL pude visualizar uma nova gama de opções de mercado.

Richardson dos Santos Neves, Analista de Sistema, UCL

A graduação em Sistemas de Informação na UCL me proporcionou muito mais que oportunidades. Me trouxe satisfação em estudar em um estrutura moderna e com mestres que realmente fizeram diferença na minha vida.

Leandro Barbieri, Analista de Processos – Landesigners

Ter cursado à graduação de Sitemas de Informação da UCL me proporcionou uma visão ampla e sinérgica das atividades existentes em um ou vários tipos de negócio.

André Arimura, Lider de Qualidade e SAC do Grupo Aste

O curso de Sistemas de Informação da UCL, com grande foco na gestão de negócios tem me ajudado a entrar no mercado de desenvolvimento de games no Brasil.

André Luiz, Consultor em jogos de cartas colécionaveis - H&B Create

O curso de Sistemas de Informação oferecido pela UCL deu início à minha carreira profissional. Com professores qualificados e experientes nas práticas de mercado. Entrei no curso não sabendo ao certo o que me aguardava, mas com a estrutura educacional que a UCL me proporcionou tive uma visão de profissionalismo e me apaixonei pela área de software.

Raquel Lamas, Consultora de Qualidade - RL Consultoria
Mercado de Trabalho

O bacharel em Sistemas de Informação (antigo analista de sistemas) pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, de todos os setores – comércio, indústria e serviços. Ele pode trabalhar no planejamento e orientação do processamento, armazenamento e recuperação de informações, e no acesso de usuários a elas.  É fundamental que este profissional domine a língua inglesa, e que seja dinâmico, versátil e criativo, para poder acompanhar as mudanças constantes na tecnologia.
O egresso da UCL recebe, em sua formação, conhecimentos que lhe permitirão, entre outras coisas, atuar como:

  • Analista de Sistemas de Informação, desenvolvendo, gerenciando ou implantando sistemas que envolvam o tratamento da informação.
  • Programador, criando, adaptando e instalando programas.
  • Administrador de Banco de Dados, gerenciando a instalação e manutenção dos bancos de dados.
  • Administrador de Redes, projetando, instalando e fazendo manutenção de redes.
  • Consultor em Segurança de Redes e/ou Segurança da Informação, lidando com questões de acesso do usuário aos dados e ao sistema, prevenção de invasões, etc.
  • Consultor na área de Informática e Sistemas de Informação
  • Gestor da sua própria empresa de prestação de serviços em TI
  • Web Developer, projetando, programando e fazendo a manutenção de páginas web funcionais e ágeis para Internet.
  • Consultor de Vendas, gerenciando a comercialização de equipamentos, periféricos e software.
  • Analista de Suporte Técnico, dando manutenção a todos os programas básicos e à rede de computadores de uma organização;
  • Professor de ensino superior, tecnólogo, e técnico.

Coordenador

André Ribeiro da Silva, MSc

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor e coordenador do curso de graduação em Sistemas de Informação da UCL e Analista de Sistemas e Coordenador de Projetos da Mogai Tecnologia da Informação.

Mensalidades e Bolsas

Para efeito de pagamento da anuidade os cursos são divididos em semestres letivos, sendo o valor de cada semestralidade dividido em seis parcelas da seguinte forma:

  • de janeiro a junho no primeiro semestre;
  • de julho a dezembro no segundo semestre.

A primeira parcela será paga no ato da matrícula e as demais até o dia 05 de cada mês.

A UCL oferece alternativas de descontos nas semestralidades, conforme as possibilidades seguintes:

  • Redução do número de disciplinas no semestre letivo
    A matrícula em um número de disciplinas inferior ao sugerido na estrutura curricular é permitida para todos os cursos. Esta opção promove redução no valor da semestralidade e a possibilidade de maior rendimento acadêmico para quem tem pouca disponibilidade de tempo para os estudos, porém aumenta o tempo de duração do curso.
  • Bolsas de atividades acadêmicas, de pesquisa ou monitoria
    Descontos sob forma de bolsa poderão ser concedidos a alunos que participam de projetos de pesquisa, monitorias ou executam atividades de interesse institucional.
  • Financiamento Estudantil (FIES)
    A UCL está credenciada como participante do FIES, plano de financiamento estudantil do governo federal através da Caixa Econômica, com 100% do valor da mensalidade e com regras ditadas pelo próprio MEC. As regras deste financiamento estão disponíveis na internet no endereço www.mec.gov.br