Gestão de Recursos Humanos | Faculdade UCL

Gestão de Recursos Humanos

Duração: 2 anos

Portaria Nº 278, de 19 de dezembro de 2012

Para adequar-se às mudanças da economia globalizada, a Gestão de Recursos Humanos vem evoluindo e tornando-se um setor estratégico dentro das organizações. A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Os mecanismos mais eficientes de recrutamento e seleção, a qualificação profissional, a demanda por qualidade nos serviços e a tecnologia da informação inserida nesse contexto têm exigido dos profissionais de Recursos Humanos um grau de conhecimento especializado cada vez maior, além da necessidade de aquisição de novos conhecimentos de caráter generalista.

A UCL está fundamentada na necessidade da formação de um profissional proativo, atuante nessas práticas. Profissionais que sejam bem aproveitados pelas organizações, principalmente no município da Serra, no Espírito Santo, que possui o centro industrial mais relevante do Estado, com alto índice de industrialização, e mantém uma produção voltada principalmente para o comércio exterior, e também nos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão e Santa Leopoldina.

Para refletir sobre essas necessidades, o Instituto de Educação Superior (IES), ao formular a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, priorizou a interdisciplinaridade e a flexibilidade na disposição dos conteúdos e das práticas tecnológicas na área de Gestão de Recursos Humanos, com vista à inserção e crescimento do egresso no mercado de trabalho.

Tipo de curso: PresencialTipo de formação: Tecnólogo | Vagas: 100 noturnas
Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo formar profissionais voltados para:

  • Desenvolvimento de competências associadas ao planejamento;
  • Organização;
  • Direção e controle das atividades relacionadas às práticas de Gestão de Recursos Humanos nas organizações, sejam elas públicas ou privadas.

O profissional sairá preparado para desenvolver habilidades, competências e atitudes relacionadas às novas performances da gestão de pessoas, levando em consideração o mercado de trabalho e a tecnologia da informação atribuída.

Em seus objetivos específicos, o curso de Tecnologia em Recursos Humanos, visa a:

  • Promover condições para a compreensão da importância, da visão e do raciocínio estratégico nas práticas de Gestão de Recursos Humanos nas organizações;
  • Possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização de novas práticas e tecnologias associadas à Gestão de Recursos Humanos;
  • Incentivar o espírito empreendedor e a utilização de novas tecnologias;
  • Promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual, de grupo e organizacional, buscando maior eficiência e eficácia;
  • Gerenciar as atividades de sua área de conhecimento e que sejam proativos em outras áreas das organizações;
  • Incentivar os participantes do curso para elaboração e execução de planos de desenvolvimento e de controle dos serviços, visando à melhoria da qualidade e à sobrevivência das empresas.

Coordenador

Érico Colodeti Filho

Graduado em Administração e Contabilidade. Especialista em Logística (UFES) e Mestre em Controladoria e Finanças (FUCAPE Business School). Consultor de Empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Controladoria e Finanças e Diretor Comercial da TFX Contabilidade e Assessoria Ltda. Já exerceu as atividades de Controller e de Gerente Administrativo Financeiro. Professor universitário a mais de 13 anos. Atualmente é coordenador e docente dos cursos de Administração e Tecnólogos da Faculdade UCL.

Perfil do egresso

O profissional formado no curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá ter capacidade de análise, interpretação e correlação, com visão sistêmica para ler corretamente os cenários sociais, políticos e econômicos.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá ser capaz de:

  • Identificar as evoluções e tendências na área de Recursos Humanos;
  • Atuar em processo de recrutamento e seleção de pessoal para composição do quadro profissional das organizações;
  • Desenvolver projetos e planos de cargos e salários;
  • Realizar atividades de treinamento, desenvolvimento e qualificação profissional;
  • Gerenciar as rotinas de departamento de pessoal, bem como as práticas de gestão de carreiras;
  • Realizar avaliações de desempenho das pessoas nas organizações
  • Utilizar tecnologias e sistema de informação em recursos humanos.

A expectativa do curso é qualificar o estudante para exercer sua profissão com base na compreensão das questões científicas, técnicas, sociais e econômicas, com capacidade de observar os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apto a tomar iniciativas e a assimilar novas informações, da mesma forma que deve estar apto também a ser empreendedor no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação dos profissionais de Recursos Humanos.

Mensalidades e Bolsas

Para efeito de pagamento da anuidade os cursos são divididos em semestres letivos, sendo o valor de cada semestralidade dividido em seis parcelas da seguinte forma:

  • de janeiro a junho no primeiro semestre;
  • de julho a dezembro no segundo semestre.

A primeira parcela será paga no ato da matrícula e as demais até o dia 05 de cada mês.

A UCL oferece alternativas de descontos nas semestralidades, conforme as possibilidades seguintes:

  • Redução do número de disciplinas no semestre letivo
    A matrícula em um número de disciplinas inferior ao sugerido na estrutura curricular é permitida para todos os cursos. Esta opção promove redução no valor da semestralidade e a possibilidade de maior rendimento acadêmico para quem tem pouca disponibilidade de tempo para os estudos, porém aumenta o tempo de duração do curso.
  • Bolsas de atividades acadêmicas, de pesquisa ou monitoria
    Descontos sob forma de bolsa poderão ser concedidos a alunos que participam de projetos de pesquisa, monitorias ou executam atividades de interesse institucional.
  • Financiamento Estudantil (FIES)
    A UCL está credenciada como participante do FIES, plano de financiamento estudantil do governo federal através da Caixa Econômica, com 100% do valor da mensalidade e com regras ditadas pelo próprio MEC. As regras deste financiamento estão disponíveis na internet no endereço www.mec.gov.br