Marketing | Faculdade UCL

Marketing

Duração: 2 anos

Autorização: 77/2009 SETEC/MEC

Este curso objetiva formar profissionais capacitados em técnicas de marketing e gestão de negócios, com domínio de mercados e estratégias comerciais, com sólida formação teórica e prática, como deve ser a proposta de um curso de tecnologia. Serão privilegiadas as áreas de comércio e negócios como um todo a fim de que este profissional possa ter a visão da dimensão de suas ações e tomadas de decisão.

Tipo de curso: PresencialTipo de formação: Tecnólogo | Vagas: 100 noturnas
Objetivos

Trabalhar nas áreas de vendas e marketing com competência para o gerenciamento de negócios. Gerenciamento e uso de ferramentas de análises, planejamento, implementação e avaliação de marketing e negócios, gerando vantagens competitivas para as empresas.

Atuar com uma visão estratégica de negócios capaz de identificar novas oportunidades, adquirindo competências suficientes para tornar estes negócios viáveis, gerando rentabilidade financeira. O profissional formado no curso Superior de Tecnologia em Marketing da UCL estará apto a assumir funções nas áreas de Vendas (Representante Comercial, Promotor de Vendas, Vendedor, Supervisor de Vendas, Assistente Administrativo de Vendas, Consultor Comercial, Estrategista de Negócios), na área gerencial (Gerente de Loja, Departamento ou Seção), na área de Marketing (Analista de Marketing, Assistente de Marketing, Assistente de Propaganda e Promoção, Consultor de Marketing, Estrategista de Marketing), e Gerenciamento de Negócios nas áreas de Comércio.

    O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Marketing terá competência para:

  • Gerenciar e liderar pessoas;
  • Realizar análises e diagnosticar a situação de mercado da organização através de dados identificados;
  • Planejar ações de marketing com a aplicação dos fundamentos e técnicas de gestão mercadológicas;
  • Analisar e aplicar o processo de planejamento estratégico para gestão mercadológica da organização;
  • Coordenar os processos de organização de negócios bem como do processo de comunicação interpretando as necessidades do mercado atual;
  • Analisar e avaliar os produtos e serviços ofertados no mercado, identificando as oportunidades e riscos do negócio;
  • Aplicar os conhecimentos e procedimentos de marketing e seus compostos para dar suporte e consistência na elaboração de planejamento de marketing;
  • Planejar e implementar sistemas de gestão de equipes visando atender às necessidades de consumo dos clientes;
  • Planejar o gerenciamento estratégico de vendas.
Coordenador

    Érico Colodeti Filho

    Graduado em Administração e Contabilidade. Especialista em Logística (UFES) e Mestre em Controladoria e Finanças (FUCAPE Business School). Consultor de Empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Controladoria e Finanças e Diretor Comercial da TFX Contabilidade e Assessoria Ltda. Já exerceu as atividades de Controller e de Gerente Administrativo Financeiro. Professor universitário a mais de 13 anos. Atualmente é coordenador e docente dos cursos de Administração e Tecnólogos da Faculdade UCL.

Mensalidades e Bolsas

Para efeito de pagamento da anuidade os cursos são divididos em semestres letivos, sendo o valor de cada semestralidade dividido em seis parcelas da seguinte forma:

  • de janeiro a junho no primeiro semestre;
  • de julho a dezembro no segundo semestre.

A primeira parcela será paga no ato da matrícula e as demais até o dia 05 de cada mês.

A UCL oferece alternativas de descontos nas semestralidades, conforme as possibilidades seguintes:

  • Redução do número de disciplinas no semestre letivo
    A matrícula em um número de disciplinas inferior ao sugerido na estrutura curricular é permitida para todos os cursos. Esta opção promove redução no valor da semestralidade e a possibilidade de maior rendimento acadêmico para quem tem pouca disponibilidade de tempo para os estudos, porém aumenta o tempo de duração do curso.
  • Bolsas de atividades acadêmicas, de pesquisa ou monitoria
    Descontos sob forma de bolsa poderão ser concedidos a alunos que participam de projetos de pesquisa, monitorias ou executam atividades de interesse institucional.
  • Financiamento Estudantil (FIES)
    A UCL está credenciada como participante do FIES, plano de financiamento estudantil do governo federal através da Caixa Econômica, com 100% do valor da mensalidade e com regras ditadas pelo próprio MEC. As regras deste financiamento estão disponíveis na internet no endereço www.mec.gov.br