Se você é aluno de um dos cursos tecnólogos da UCL e pretende entrar logo no mercado de trabalho, está no caminho certo. A oferta e a procura por cursos desse tipo vêm crescendo no Brasil e representam uma necessidade do mercado por profissionais que saibam atuar em segmentos específicos. Segundo o último levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, a média salarial dos tecnólogos é de R$ 2,4 mil, e mais de 13 mil pessoas estão empregadas no Brasil.

A UCL oferece, atualmente, nove opções de tecnólogos. Eles duram de dois a dois anos e meio e são reconhecidos pelo Ministério da Educação como ensino superior.

“O tempo de formação reduzido não significa que o aprendizado é superficial. Pelo contrário: enquanto um bacharelado oferece uma formação abrangente em mais tempo, o tecnólogo forma profissionais em áreas específicas. Por isso é possível passar aos estudantes, em menos tempo, conhecimento necessário e aprofundado sobre o segmento para o qual a formação é voltada”, destacou a diretora acadêmica da UCL, Ângela Loyola.

Este ano de 2013 foi marcado por um avanço na oferta de tecnólogos pela UCL, acompanhando a tendência do mercado. A faculdade lançou outras seis opções de cursos nessa modalidade, em segmentos cuja demanda por profissionais é crescente, com destaque para as áreas de tecnologia da informação, gestão de recursos humanos e finanças.

Para quem já está terminando um tecnólogo, a dica é aproveitar o tempo economizado e investir em mais uma formação. Isso contribui para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, como destaca o diretor de Marketing da UCL, Sandro Lobato.

“Dá para fazer dois tecnólogos no tempo necessário para fazer um bacharelado. Os estudantes cujo foco é a entrada imediata no mercado de trabalho podem conquistar o primeiro diploma, conseguir um emprego e, simultaneamente, apostar em outro tecnólogo, para ter mais uma opção de atuação”, disse.

A conclusão de mais de um curso pode, além de representar a possibilidade de escolha no mercado, agregar valor ao profissional. A gerente comercial Márcia Regina Cardoso, por exemplo, já fez os tecnólogos em Logística e em Marketing e está concluindo o curso de Gestão da Qualidade. “Essas formações me deram conhecimentos práticos e teóricos e ajudaram a alavancar minha carreira”, disse.