Engenharia de Segurança do Trabalho | Faculdade UCL

Engenharia de Segurança do Trabalho

Objetivo

O curso proposto consiste na especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, do tipo pós-graduação “Lato Sensu”. O objetivo é formar profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção, de bens e serviços.

O curso dá ao participante uma nova atribuição profissional, reconhecida pelo sistema CONFEA/CREA. Conforme lei número 6514, de 22/12/1977 e a portaria número 3214, de 08/06/1978, as empresas devem ter em seus quadros profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.

Duração do curso: 24 mesesEngenharia de Segurança do Trabalho
Diferenciais do Curso

  • Experiência – Trata-se de um curso consolidado com a décima-primeira turma em conclusão. São mais de 200 alunos egressos, com mais de 100 monografias finalizadas.
  • Professores – Todos os professores tem vasta experiência no mercado referente à Engenharia de Segurança do Trabalho; São Engenheiros de Segurança do Trabalho registrados no CREA;
    70% apresentam titulação de Mestre, obtido em Programa de Pós-Graduação Stricto sensu, reconhecido pelo Ministério de Educação e possuem experiência em mais de 5(cinco) anos na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.
  • Infra- estrutura – Carga horária por disciplina e por conteúdo, perfazendo um total de 602 (seiscentos e duas) horas presenciais. Atividades complementares (visita técnica) e práticas. Infra- estrutura física e laboratoriais.

Justificativa

A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornado uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da saúde e do controle ambiental. A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e conseqüente melhoria das condições sociais.
Conforme Lei n.6514, de 22/12/1977 e a Portaria n.3214, de 08/06/1978, as empresas devem ter em seus quadros profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.

Público Alvo

Profissionais de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia.
OBS: Este curso é voltado para a obtenção da habilitação de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho junto ao CREA, conforme a legislação em vigor. Tal habilitação é exclusiva para engenheiros e arquitetos. Demais profissionais com formação de nível superior, aceitos no curso por análise de currículo, receberão certificado de especialização, em nível de pós-graduação “Lato Sensu”, em Higiene e Segurança do Trabalho.

Área de atuação

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho foi criado em função da grande demanda existente por profissionais habilitados na área de Engenharia de Segurança do Trabalho no Estado do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sul da Bahia, uma vez que esses Estados apresentam projetos industriais de grande porte, tais como a VALE, FIBRIA, ARCELOR MITALL, SAMARCO, SUZANO, VERACEL, PETROBRAS, outros.

Legislação

O Curso de Especialização “Lato Sensu” em Engenharia de Segurança do Trabalho será ministrado pela UCL – Faculdade do Centro Leste, credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.693 de 03/12/99, conforme Resoluções CNE/CES Nº 01, de 08/06/2007 e Nº 03, de 02/07/2007. O curso tem carga-horária de 602h, além do desenvolvimento de um Trabalho Final de Curso.

Curso cadastrado no CREA-ES em conformidade com a Lei 5.194/66 e a Resolução CONFEA 1010/05.

Currículo do Curso

As disciplinas serão lecionadas por profissionais ligados à indústria e à UCL. A carga-horária do curso totaliza 602 horas e está distribuída nas seguintes disciplinas:

  • Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Psicologia na Engenharia de Segurança do Trabalho, Comunicação e Treinamento
  • Legislação e Normas Técnicas
  • Gerência de Riscos
  • Ergonomia
  • Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações
  • Proteção Contra Incêndio e Explosões
  • O Ambiente e as Doenças do Trabalho
  • Higiene do Trabalho
  • Proteção do Meio Ambiente
  • Administração à Engenharia de Segurança
  • Importância Estratégica da Gestão Integrada de Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho
  • Tópicos Especiais em Segurança e Saúde no Trabalho
  • Metodologia da Pesquisa

Local e Horários

O curso será oferecido pela UCL – Faculdade do Centro Leste, no Município da Serra – ES, para turmas de no mínimo 30 alunos, tendo a duração de 24 meses. As aulas serão ministradas nos seguintes horários: sextas-feiras das 18:30h às 22:30h e sábados das 8:00h às 13:00h e das 14:20h às 19:20h, a cada quinze dias. As datas dos módulos serão programadas com antecedência e informadas aos candidatos no processo de inscrição.

Coordenador

Sérgio da Silva Julio

Especialista em Engenharia de Petróleo pela UFF-RJ;
Especialista em Administração Financeira;
Especialista em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares FACCL ES;
Especialista em Engenharia de Segurança do trabalho pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES.
Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto de Tecnologia de Governador Valadares – MG MIT-GV.

Sua experiência profissional inclui Gerência e Direção de Empresas/Faculdades, além de Coordenação de Pós-Graduação e docência em cursos de graduação/pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia, bem como consultoria.

Inscrições / Matrículas

As inscrições podem ser feitas diretamente através do link na página www.ucl.br ou na própria Faculdade, no Campus UCL Manguinhos - Serra, ou no Campus UCL Cariacica, em Jardim América. Na inscrição o candidato faz um pagamento de R$ 100,00 através de boleto bancário e essa quantia será descontada no valor da primeira parcela no início das aulas ou será devolvida em caso de não formação da turma do curso.

As matrículas são realizadas na Secretaria da Faculdade, após a confirmação do início do curso, no Campus UCL Manguinhos – Serra, ou no Campus Cariacica, em Jardim América. Os seguintes documentos devem ser apresentados no ato da matrícula:

  • Cópia do diploma de graduação autenticado;

* Na falta do diploma de graduação, o candidato deve apresentar declaração original de conclusão de curso/colação de grau com as seguintes informações: curso realizado; número da portaria de credenciamento da Instituição e número da portaria de reconhecimento do curso.

  • Cadastro de matrícula devidamente preenchido;
  • Contrato devidamente preenchido em duas vias;
  • Cópia do CPF;
  • 1 foto 3×4 (recente);
  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Pagamento da primeira parcela descontando do valor da inscrição.

Dias e horários das aulas: Sextas-feiras das 18:30h às 22:30h e sábados das 8:00h às 13:00h e das 14:20h às 19:20h
Local de Realização do Curso: Faculdade UCL – Campus UCL Manguinhos – Serra/ES
Investimento: mais informações pelo telefone (27)3434-0100, WhatsApp - (27)9 9292.3503 ou pelo e-mail: contato@ucl.br
Inscrições abertas.