A Faculdade UCL, com o intuito de reconhecer e dar destaque aos melhores projetos desenvolvidos nas disciplinas de Projetos Interdisciplinares ao longo do semestre acadêmico 2021-1, premiará um projeto de cada uma das áreas de ensino da graduação presencial.

As disciplinas envolvidas na premiação e a escolha do melhor trabalho de cada área foram definidas pelos colegiados dos cursos e os trabalhos vencedores em cada área foram escolhidos por grupo de professores das disciplinas envolvidas na premiação.

Como prêmio cada projeto vencedor receberá a quantia de R$500,00 (Quinhentos reais) em evento de apresentação dos projetos vencedores para a comunidade acadêmica.

As seguintes áreas e trabalhos foram escolhidos pelos colegiados de cursos:

Categoria: Arquitetura e Urbanismo
Nome do Projeto: Mercado Municipal
Descrição: O trabalho se refere a um Projeto Arquitetônico de um Mercado Municipal na Serra, mais especificamente ao lado do Terminal de Laranjeiras. Esse equipamento foi pensado não só para ser um local de compras, mas para se tornar um ponto de encontro, um polo turístico e gastronômico, que valoriza a cultura do município. Também foi planejado para se tornar um espaço urbano que melhora a relação do entorno com os transeuntes, trazendo mais segurança e conforto para as pessoas que ali passam.
Professora: Aline Sauer
Alunos:
Elibiane Garcia da Silva Gomes
Thamirys Ferreira Marinho

Categoria: Escola de Gestão e Negócios
Nome do Projeto: Geopolítica, Pandemia e Ciência
Descrição: O trabalho aborda os efeitos da pandemia na economia e nas relações internacionais e a urgência de um novo modelo econômico de produção e consumo voltado para a tecnologia no campo da educação, saúde, indústria e serviços.
Alunos:
Islara Guimarães da Silva Vieira
Ana Paula Cardoso
Ariele Gonçalves Silva
Lais Dutra Silva

Categoria: Tecnologia da Informação
Nome do Projeto: Jacaré Furiosos
Descrição: Um jogo de sobrevivência num cenário pós-apocalíptico com a temática de zumbis. O jogo mistura primeira e terceira pessoa, com realidade aumentada através de serviços locativos e utiliza o acelerômetro do celular. Criado pelos alunos de PI 3, tinha o intuito de trazer a experiência no desenvolvimento de jogos ao mesmo tempo que estudavam a utilização de Realidade Aumentada.
Professor: Victor Bruno Alexander Rosetti de Queiroz
Alunos:
Samuel Vermeuln
Ian Endlich Senatore
Francis Fernandes da Luz Junior
Richardson Wigner

Categoria: Engenharias
Nome do Projeto: Weather Forecast
Descrição: Torre meteorológica desmontável. Com a medição de: Velocidade e direção do vento, Temperatura, Umidade e Luminosidade. Tudo monitorado pelo Labview.
Professor: Vitor Jurtlero de Freitas
Alunos:
Bruna Carla da Silva
Larissa Polli Torquato
Douglas Aresi Fusinger
Ricardo da Silva Nunes
Roberto dos Santos Silva


Categoria: Premiação Bônus Polo Zaia

Nome do Projeto: Virtual Touch
Descrição: O Projeto Interdisciplinar de Sistemas de Informação da Faculdade UCL tem como premissa o desenvolvimento de soluções integrando as mais modernas tecnologias. Neste semestre, os alunos tiveram o desafio de desenvolver uma plataforma (hardware e software) para explorar o sentido do tato em uma rede social.

Sentidos como a visão e a audição já são amplamente abordados em diversas plataformas de comunicação, mas o tato não é muito explorado. Dentre os trabalhos desenvolvidos temos o VIRTUAL TOUCH, inspirado na ideia da enfermeira utilizando água quente em luva cirúrgica para conforto aos pacientes de Covid-19.

Como resultado, o projeto possibilita que pessoas em isolamento recebam o sentimento de visão, audição e tato, proporcionando uma maior ligação com a família, mesmo em isolamento.

Por meio de um braço mecânico e uma luva, conectados através de um aplicativo de celular, é possível transmitir movimentos à distância. Um familiar em casa, por exemplo, consegue enviar um aperto de mão para o paciente, que, com o braço mecânico, sente o movimento e, consequentemente, o carinho que se quer expressar.

Professor: João Paulo Machado Chamon
Alunos:
Bernardino José Gonçalves
Carlos Eduardo Ferreira Cruz
Deivid Pereira Santos
Hugo Ayres Rebello
Valério Gabriel Ribeiro Zucoloto    


Menção Honrosa

Categoria: Engenharias
Projeto Interdisciplinar de Engenharia I
Nome do projeto: JLMRV
Descrição: Os alunos criaram um lançador de boia e chumbada pressurizado, que elimina a necessidade da vara de pesca para o lançamento da linha até uma distância de 20 metros.
Alunos:
Jonatas Lima
Leonir Almeida Pereira
Renan Correa Ferreira
Vinícius Batista

Categoria: Arquitetura e Urbanismo
Nome do Projeto: MEEPLE Board Games & Bar
Descrição: O trabalho se refere a um Projeto Arquitetônico de um Quiosque voltado para o público infanto-juvenil e adulto que se interessa por jogos de tabuleiro, implantado na praça Wolghano Netto, bairro Jardim da Penha – Vitória. O espaço conta com um bar, um salão para que os frequentadores possam jogar individualmente ou em equipes, competindo ou apenas para se divertir, e uma sala vip destinada aos jogos virtuais de tabuleiro, além de banheiros e um depósito.
Alunos:
Graziella Nunes Ribeiro
Mariana Ferreira Nascimento

Categoria: Tecnologia da Informação
Projeto Interdisciplinar de Sistemas de Informação 5 (PI-V)
Nome do projeto: Virtual Touch
Descrição: O Projeto Interdisciplinar de Sistemas de Informação da Faculdade UCL tem como premissa o desenvolvimento de soluções integrando as mais modernas tecnologias. Neste semestre, os alunos tiveram o desafio de desenvolver uma plataforma (hardware e software) para explorar o sentido do tato em uma rede social. Sentidos como a visão e a audição já são amplamente abordados em diversas plataformas de comunicação, mas o tato não é muito explorado. Dentre os trabalhos desenvolvidos temos o VIRTUAL TOUCH, inspirado na ideia da enfermeira utilizando água quente em luva cirúrgica para conforto aos pacientes de Covid-19.

Como resultado, o projeto possibilita que pessoas em isolamento recebam o sentimento de visão, audição e tato, proporcionando uma maior ligação com a família, mesmo em isolamento. Por meio de um braço mecânico e uma luva, conectados através de um aplicativo de celular, é possível transmitir movimentos à distância. Um familiar em casa, por exemplo, consegue enviar um aperto de mão para o paciente, que, sente o movimento e, consequentemente, o carinho que se quer expressar.
Alunos:
Bernardino José Gonçalves
Carlos Eduardo Ferreira Cruz
Deivid Pereira Santos
Hugo Ayres Rebello
Valério Gabriel Ribeiro Zucoloto