O CURSO
Redução de Custo e Melhoria da Produtividade
Capacitar gestores, líderes e demais profissionais na Gestão por Processos, possibilitando o entendimento da visão sistêmica e integrada, bem como desenvolver competências para a adequação e condução dos processos existentes na organização.
De forma geral visa fornecer aos gestores:
– Conhecimento do processo atual (como estamos fazendo?);
– Definição dos pontos críticos dentro dos processos (que importância damos?);
– Mapeamento dos custos envolvidos nos processos (quanto estamos gastando?)
– Definição e implementação de melhorias (onde queremos chegar?).
O curso visa demonstrar passo a passo como efetuar a análise dos processos existentes, verificar a possibilidade de implementações de melhorias e contribuir no desenvolvimento efetivo do controle contínuo, gerando processos confiáveis, eficientes e eficazes.
Metodologia a ser aplicada: Aulas expositivas, realização de exercícios e dinâmicas, interação com os participantes, promovendo a reflexão, debates e engajamento nos conteúdos a serem abordados.
Conteúdo
– Objetivos
– Decifrando Missão e Visão do negócio
– Entendendo a visão sistêmica
– A necessidade da reestruturação dos processos
– Contextualização e confiabilidade dos processos
– Valorização das pessoas como peça chave
– Constituir parceiros: A arte de delegar
– Definição e Constituição de Processo
– Atividades Principais (primárias) x Apoios
– Entendimento da cadeia de valor (clientes x fornecedores)
– Mapeamento do processo atual
– Levantamento dos custos operacionais
– Identificando a oportunidade de melhorias
– Redesenho do processo
– Análise de pontos e atividades críticas no processo
– Definição de indicadores para o processo
– Implantação do Ciclo Gerencial
– Reunião de análise de dados
– Ciclo de melhoria contínua
Público Alvo
Gestores, supervisores, líderes, coordenadores de processos, profissionais das áreas da qualidade, consultores, bem como demais profissionais com interesse em expandir seus conhecimentos sobre o tema.
Instrutor/Facilitador
José Dimas Effgem
Especialista com MBA em Gestão Integrada da Qualidade e Certificações (UCL). Graduado em Administração (FABAVI). Coordenador de implementação da norma ISO 9001 e ISO/IEC 17025:2005; Exerceu funções de Gerente da Qualidade, Gerente Técnico, Auditor Interno e Coordenador dos Ciclos de Auditorias. Professor de Graduação, da Faculdade UCL – nas disciplinas de Interpretação e implantação de normas, Administração e Metrologia; Palestrante e Instrutor Técnico em diversas entidades de ensino, com mais de 5000 pessoas capacitadas, entre alunos e profissionais. Profissional com mais de 25 anos de experiência em gerenciamento de processos estratégicos e operacionais, na estruturação de setores e na formação e desenvolvimento de equipes de trabalho. Diretor, Consultor e Instrutor da JDE Consultoria e Treinamento Empresarial, com diversos trabalhos realizados em Estratégia Corporativa.