Internacionalização. Essa é a palavra de ordem na UCL, faculdade que está sempre atenta às demandas do mercado. Localização é apenas uma referência para nós, pois acreditamos que, para adquirir conhecimento, não existe limite de tempo nem de espaço. Tudo por uma formação completa!
Quando um estudante é aprovado no processo seletivo da UCL e se matricula para iniciar um curso superior, ele faz a opção por estudar no campus Manguinhos, na Serra, ou no Campus Cariacica e garante a possibilidade de passar temporadas de estudos no exterior. Isso porque a Faculdade investe em convênios com instituições de ensino estrangeiras e em parcerias que proporcionam desde a oportunidade de fazer um curso de idioma fora do Brasil a chances de desenvolver pesquisas em outros países.
– Hanze Institute of Technology (HIT), na Holanda;
– École des Mines, na França;
– University of California Berkeley, no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
O aluno pode optar por programas que duram de um mês a dois anos, no caso de programas de Duplo Diploma, e estudantes de todos os cursos da UCL podem participar.
Com a Hanze e a École des Mines, por exemplo, o estudante precisa custear passagem, moradia e alimentação no local, mas, se tiver um projeto de pesquisa aceito por alguma instituição que fornece bolsas, como Fapes, Capes e CNPQ, pode conseguir o custeio da viagem. No caso de Berkeley, o aluno vai cursar disciplinas nas férias de julho, durante um período de 6 a 8 semanas. As taxas a serem pagas ficam por conta do estudante.
O destino é a França. São dois anos de duração, sendo um ano e meio de formação acadêmica e seis meses de estágio. O estudante precisa estar matriculado e frequentando um curso da UCL, entre o sétimo e o nono períodos; ter Coeficiente de Rendimento acima de 7; obter certificado de proficiência em inglês e estar estudando francês; ter condições econômicas ou bolsa de estudos para se manter no exterior; ser aceito, via entrevista, pela École; ter realizado inscrição prévia no Programa da UCL e ser aprovado no processo seletivo interno.
CASOS DE SUCESSO
Os alunos Denis Coelho, estudante de Engenharia Civil, Luiza Coffler Alvarenga e Vinicius Oliveira Gorini, estudantes de Engenharia Química, passaram 6 meses na Holanda, entre 2014 e 2015, desenvolvendo trabalhos de conclusão de curso na Hanze Universidade de Ciências Aplicadas. Os três investiram em pesquisas na área de energia que podem ser aplicadas aqui no Brasil. A expectativa é que transformem os projetos em soluções eficazes que contribuam para diminuir a dependência com relação ao uso de energia elétrica.
Pesquisa sobre prótese de mão mioelétrica de baixo custo
Da mesma forma como estudantes da UCL vão estudar em outros país, a Faculdade recebe em seu campus alunos estrangeiros. Os estudantes holandeses Simon Stefanus Veldman e Jan-Rik Potze, por exemplo, passaram um período no Espírito Santo por meio da parceria entre a UCL e a Hanze Universidade de Ciências Aplicadas, de onde eles são alunos. Sob a coordenação do professor Fransergio Leite da Cunha, eles desenvolveram o projeto de uma prótese de mão mioelétrica de baixo custo, para ser disponibilizado gratuitamente na internet. De volta à Holanda, eles apresentaram o trabalho e foram aprovados.
Programa de formação internacional para o corpo docente da UCL
Para garantir formação completa aos estudantes, a UCL investe cada vez mais na qualificação do seu corpo docente, estimulando o envolvimento de professores em projetos de fomento à educação realizados aqui e fora do Brasil. Um exemplo disso é a participação dos coordenadores Marcus Vinícius Lisboa Motta e André Luiz Amaral no ASM Teachers-Camp, um programa internacional que tem como objetivo qualificar professores de matérias básicas nas áreas de exatas e tecnologias.
No mês de julho de 2015, eles viajaram para o Canadá, onde aprenderam a tornar mais atraente o ensino de disciplinas como química, física e matemática. O foco do treinamento foi aperfeiçoar a transmissão dessas matérias aos alunos de ensino médio. Isso porque a formação que os estudantes recebem nesse período da vida escolar reflete diretamente no desempenho deles no ensino superior, podendo provocar alto índice de evasão, por exemplo.
“A matemática e as Ciências da Natureza (Química e Física) são aplicadas de forma teórica no ensino médio, na maioria das escolas, o que, muitas vezes, torna essas disciplinas cansativas e desestimulantes. No treinamento, desenvolvemos atividades experimentais na área de materiais (metais, cerâmicos, polímeros e compósitos) para serem aplicadas para alunos do ensino médio, de forma a deixar essas disciplinas mais estimulantes. A experimentação desperta a curiosidade e instiga o desejo de conhecer os processos envolvidos nos fenômenos”, destacou Marcus Vinícius Motta.
A ideia desta qualificação para os docentes da UCL é levar para o ensino médio o que é feito no ensino superior: a associação entre teoria e prática. O programa ASM Teachers-Camp é desenvolvido há décadas na América do Norte, e a participação dos coordenadores da UCL tem como objetivo a realização do evento no Brasil no ano que vem.
“A UCL pretende, de forma inédita na América Latina, preparar o ‘Teachers-Camp Brasil’, dando oportunidade a professores de ensino médio do país e de toda a América Latina de participarem de um treinamento desse nível. É uma iniciativa inovadora de excelência em ensino”, comentou o coordenador André Luiz Amaral.