ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EAD

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O CURSO


  • Tipo de curso: Semipresencial

  • Tipo de formação: Tecnólogo

  • Vagas: 150 noturnas

  • Carga horária: 2.300 horas

  • Duração: 2,5 anos

Campus UCL Manguinhos
Portaria Nº 322, de 19 de dezembro de 2012

O Espírito Santo vem crescendo acima da média nacional nos últimos anos. No ano de 2011 o crescimento do Produto Interno Bruto do estado ficou acima de 9%, lembrando as taxas chinesas de crescimento. Esse crescimento abrangeu tanto a área industrial quanto o setor de serviços, Também nos outros anos, o estado vem assinalando um crescimento constante elevando assim a demanda por profissionais na área de Tecnologia da Informação. Essa demanda é muito evidente principalmente na cidade Serra, que tem apresentado um crescimento superior ao da capital capixaba e um dos maiores crescimentos econômicos em relação às demais cidades do Brasil.

Entre os profissionais demandados nesse cenário de crescimento econômico, destaca-se a análise e desenvolvimento de sistemas que é a área de concentração destinada à criação, instalação e manutenção de sistemas de informação visando os seguintes fatores: funcionalidade, qualidade, confiabilidade, desempenho, portabilidade, usabilidade, foco no usuário, etc. Os principais serviços prestados por essa área são: análise, projeto e construção de sistemas, modelagem de dados, gerência de configuração de sistemas.

A Instituição de Ensino UCL tendo como base as características da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pretende formar Tecnólogos com uma sólida base teórica multidisciplinar conjugada a uma capacidade técnica e prática de qualidade. Esta junção propiciará ao mercado, profissionais habilitados à prática da análise e desenvolvimento de sistemas considerando a realização de análise, modelagem, projeto, construção e manutenção dos sistemas de informação.

Dentre as principais atividades que o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizará, estão:

  • Análise de Sistemas: Modela soluções de software e modificações em processos de negócio a partir da análise desses processos e a partir da interação com os envolvidos direta e indiretamente nos processos analisados.
  • Projeto de Sistemas: Projeta soluções de software a partir da modelagem realizada pelo Analista de Sistemas com o objetivo de informatizar processos de negócio tornando-os mais eficientes. O projeto de sistemas considera fatores como segurança da informação, armazenamento e integração de dados, desempenho e usabilidade dos sistemas, escolha de tecnologias, etc. de forma a possibilitar a construção dos sistemas modelados.
  • Construção de Sistemas: Constrói soluções de software utilizando as tecnologias adequadas de acordo com o tipo de sistema desenvolvido. Cria e integra banco de dados. Utiliza as mais diversas tecnologias de desenvolvimento de sistemas e construção de interfaces para diversos tipos de plataforma de software como desktop, cliente-servidor, sistemas web e sistemas para dispositivos móveis.
  • Gestão de Projetos de Software: Gerencia equipes de desenvolvimento de sistemas de acordo com as práticas de gestão de software praticadas no mercado considerando os conceitos de análise de escopo, prazo, custo, riscos e demais conceitos da área de gerência de projetos. Utiliza padrões de qualidade de software providos a partir de modelos de maturidade como MPS.Br e CMMI de forma a garantir a qualidade dos sistemas construídos desde sua análise, passando pelo projeto e construção, até a implantação e treinamento dos usuários.

O curso é oferecido em cinco semestres letivos, e o seu currículo inclui disciplinas de formação básica e geral, comum ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, e disciplinas de formação profissional.

OBJETIVOS

O curso tem como diferencial uma formação abrangente e sólida para a construção de um profissional de liderança com capacidade intelectual de modelagem de negócios, análise e criação, juntamente com a capacidade técnica de execução e desenvolvimento e implantação de sistemas. Esta formação proporcionará ao estudante competências para trabalhar nos campos de projeto de softwares, serviços e produção, nas áreas relacionadas à análise e desenvolvimento de sistemas.

Para tanto o curso oferece:

  • Uma sólida formação em fundamentos da programação de computadores;
  • Uma sólida formação em modelagem, construção e manipulação de banco de dados relacionais;
  • Uma formação ampla na área de análise e projeto de sistemas computacionais;
  • Uma formação gerencial, com ênfase nos aspectos relacionados à qualidade e gestão projetos de sistemas computacionais.
  • Uma vivência com a realidade empresarial, por meio de estágio supervisionado obrigatório.
  • Uma vivência prática dos conceitos estudados por meio de 5 Projetos Interdisciplinares que permitem a aplicação desses conceitos da forma como eles são exigidos e aplicados no mercado de trabalho.

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:

  • Capacitar os alunos no conhecimento das teorias, leis, princípios, métodos e tecnologias relacionados direta ou indiretamente à área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
    Possibilitar aos alunos uma visão abrangente, através da adoção de disciplinas de outras especializações;
    Possibilitar aos alunos conhecimento orientado que os capacitem a trabalhar em áreas de pesquisa, projeto, desenvolvimento, produção e mercado; e
    Desenvolver no aluno uma postura ética e moral para a sua vida profissional.

Nos aspectos relacionados ao interesse da região onde se situa a Faculdade, o curso objetiva contribuir para seu desenvolvimento através da formação de pessoal qualificado no nível de graduação, com perfil responsável, empreendedor e consciente de suas responsabilidades socioambientais.

Ao mesmo tempo, a existência de um bom curso de graduação abre outras possibilidades que contribuem no crescimento regional. A interação com empresas regionais, através de projetos finais de curso, de pesquisa, iniciação científica e de inovação que envolvam assuntos relacionados ao curso, representa uma das possibilidades como catalisador do crescimento. Uma segunda contribuição se dá na fixação de um grupo de docentes que possa desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em temas afins com os interesses regionais.

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COORDENADOR

João Paulo Machado Chamon

Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), Especialista em Criptografia e Segurança em Redes pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade do Centro Leste (2006). Atualmente é professor e coordenador dos cursos de Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UCL – Faculdade do Centro Leste, além de Coordenador de Tecnologia da Informação. Tem interesse nas áreas de Redes de Sensores sem Fio, Computação Ubíqua e Arquitetura de Computadores.

João Paulo Machado Chamon
João Paulo Machado Chamon

Coordenador

PERFIL DO EGRESSO

Profissional multidisciplinar, com capacidade de modelar, projetar e desenvolver soluções de software, coordenar equipes de projeto de software e gerenciar a produção desde a análise até a implantação do software. A formação multidisciplinar permitirá ao profissional uma visão integrada para lidar com questões específicas relacionadas ao cliente, ao mercado e ao consumidor final. O curso propiciará ao aluno diversas competências, dentre elas o egresso estará apto a:

  • Analisar Sistemas: Utilizar técnicas de modelagem de sistemas e modelagem de dados aliadas às técnicas da engenharia de software destinadas à análise de sistemas. Representar os processos estudados por meio de diagramas e documentos específicos que permitam o projeto da solução de software que atenda aos objetivos da análise realizada.
  • Projetar Sistemas: Modelar uma solução de software que atenda os requisitos verificados durante a fase da análise. Escolher as melhores tecnologias de desenvolvimento, banco de dados, arquitetura de software, disponíveis para a construção dos sistemas de informação. Projetar as integrações de dados necessárias para a efetiva comunicação do sistema a ser criado com os sistemas já existentes na organização.
  • Construir Sistemas: Construir sistemas seguindo modelagem e projetos criados utilizando para isso ferramentas e técnicas modernas da engenharia de software. Utilizar de forma eficiente os frameworks de desenvolvimento de sistemas disponíveis no mercado. Criar interfaces inteligentes e adequadas de acordo com as técnicas de interação com usuário para as mais diversas plataformas de hardware. Criar, consultar e manter bancos de dados e seus sistemas gerenciadores. Codificar, testar, implantar e manter os mais diversos tipos de arquiteturas de software.
  • Gerenciar Projetos de Sistemas: Criar, a partir da análise de um sistema computacional, os projetos de escopo, tempo, custo, riscos e recursos necessários para a condução do projeto até a fase de implantação do software. Planejar as fases de análise, projeto, construção, testes unitários, testes integrados, migração de dados, implantação e treinamento relacionados a projeto de sistema de informação. Utilizar os conceitos de qualidade de software providos pelas diversas metodologias aplicadas na área. Gerenciar durante o projeto de software todas as implantações realizadas, bem como todas as modificações de código efetuadas por meio de gerenciadores de versão. Criar e manter ambientes computacionais de hardware e software para desenvolvimento, homologação e produção relativos ao sistema computacional projetado.

Junto com todas essas competências o aluno aliará capacidade de reflexão, criatividade e autonomia para acompanhar as alterações dos projetos e sua interação com questões tecnológicas e científicas. Durante todo o processo de trabalho o egresso perseguirá o desenvolvimento da inovação científico-tecnológica e o uso da criatividade para aplicar em seu meio de atuação.

O profissional também terá capacidade de atuar em equipes interdisciplinares seja como integrante ou líder, entendendo as modificações do contexto do trabalho, tomando decisões e delegando tarefas.

MENSALIDADES E BOLSAS

Para efeito de pagamento da anuidade os cursos são divididos em semestres letivos, sendo o valor de cada semestralidade dividido em seis parcelas da seguinte forma:

  • de janeiro a junho no primeiro semestre;
  • de julho a dezembro no segundo semestre.

A primeira parcela será paga no ato da matrícula e as demais até o dia 05 de cada mês.
A UCL oferece alternativas de descontos nas semestralidades, conforme as possibilidades seguintes:

Redução do número de disciplinas no semestre letivo

A matrícula em um número de disciplinas inferior ao sugerido na estrutura curricular é permitida para todos os cursos. Esta opção promove redução no valor da semestralidade e a possibilidade de maior rendimento acadêmico para quem tem pouca disponibilidade de tempo para os estudos, porém aumenta o tempo de duração do curso.

Bolsas de atividades acadêmicas, de pesquisa ou monitoria

Descontos sob forma de bolsa poderão ser concedidos a alunos que participam de projetos de pesquisa, monitorias ou executam atividades de interesse institucional.

Financiamento Estudantil (FIES)

A UCL está credenciada como participante do FIES, plano de financiamento estudantil do governo federal através da Caixa Econômica, com 100% do valor da mensalidade e com regras ditadas pelo próprio MEC. As regras deste financiamento estão disponíveis na internet no endereço www.mec.gov.br

MATRIZ CURRICULAR

VISUALIZAR O CURRÍCULO DO CURSO

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Ainda na dúvida

Mande aqui a sua dúvida que entraremos em contato imediatamente.

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+55 (27) 99292-5323

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