Histórico | Faculdade UCL

Histórico

A UCL – Faculdade do Centro Leste iniciou as suas atividades em janeiro de 2000, realizando o seu primeiro processo seletivo com três cursos na área de Engenharia. Esta área do conhecimento foi escolhida em razão da região definida para a sua implantação, no município de Serra, o centro industrial mais relevante do Estado. Seu nascimento ocorreu nas instalações do CEV – Centro Educacional Valparaíso. No ano seguinte, devido seu crescimento, a faculdade transferiu-se para Jardim Limoeiro, onde abriu novos cursos na área de Engenharia, e também os cursos de Sistemas de Informação e Design, todos já reconhecidos pelo MEC.

Reitor da PUC-Rio, Diretor da UCL, Secretário de Educação da Serra, Presidente da CST, Deputado Federal e Pró-Reitor de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Aula Inaugural em fevereiro de 2000.
Reitor da PUC-Rio, Diretor da UCL, Secretário de Educação da Serra, Presidente da CST, Deputado Federal e Pró-Reitor de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Recentemente, foram também autorizados pelo MEC os cursos superiores de Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Marketing, Administração, Engenharia de Petróleo e Engenharia de Produção. Atualmente, a faculdade conta com treze cursos de graduação, sendo sete nas diversas engenharias, o de sistemas de informação, o de design, o de administração e três cursos de Tecnólogo. Mais informações disponíveis em Cursos de Graduação.

A UCL também, logo cedo, passou a atuar no ensino de pós-graduação “lato sensu”, com vários cursos de especialização ofertados à comunidade, tanto nas áreas relacionadas às engenharias, como também os MBA na área de gestão. Atualmente tem um vasto leque de cursos ofertados à comunidade incluindo os curso de Pós MBA. Mais informações em Cursos de Pós-Graduação.

Embora seja uma faculdade voltada para o ensino, a UCL já deu seus primeiros passos em pesquisa, contando com financiamentos da Petrobrás, da FAPES, do FINEP e da própria UCL. Utiliza atualmente um laboratório de Fenômenos de Transporte, com professores e bolsistas da UCL desenvolvendo projetos para a Petrobrás em associação com grupos de pesquisas desta empresa; e um laboratório de Engenharia Civil, com professores e bolsistas desenvolvendo um projeto financiado pela FAPES.

Na extensão, alguns projetos em andamento envolvendo outras instituições locais (governo, empresas, associações comunitárias), fortalecem a vinculação da UCL à comunidade em que está inserida.

Como a Faculdade se localiza numa região com alto índice de industrialização, cuja produção é voltada principalmente para o mercado internacional (VALE, ArcellorMittal, FIBRIA, SAMARCO) e os distritos industriais de CIVIT I e II sediam empresas importantes em diversas áreas de produção, sendo notável nos últimos anos o crescimento também da área de mármore e granito, todas  com elevado padrão de competição no mercado. Para atender aos requisitos exigidos por este ambiente, a faculdade oferece formação de qualidade, na graduação e na pós-graduação, em áreas de competência a ele diretamente relacionadas.

Como é comum no cenário brasileiro atual, a região apresenta questões sociais relevantes nas áreas de educação, meio-ambiente, segurança e empregabilidade, e a UCL participa, em conjunto com o poder público, as empresas, as associações comunitárias e outras instituições, do esforço para resolvê-las.

Em 2008, a UCL inaugurou seu primeiro prédio em área própria, localizado na Rodovia ES-010, na região de Manguinhos, em frente ao parque Yahoo, para onde transferiu parte de suas atividades. Neste ano de 2011, entrega à comunidade a sua segunda unidade, no mesmo local e, com este novo prédio, o bloco didático I, transfere toda a sua atividade para instalações próprias e projetadas para atender a todos com muito mais segurança, conforto e eficiência.

A UCL, portanto, na sua breve trajetória, demonstra com trabalho e dedicação cumprir a missão que se atribuiu: contribuir com o desenvolvimento regional através da oferta de educação superior de qualidade, proporcionando aos jovens uma formação que os habilite a gerar e/ou aproveitar as oportunidades de trabalho surgidas nesse contexto de alta exigência de qualificação, para que cresçam como profissionais e cidadãos.