O CURSO
O objetivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Varejo é especializar profissionais varejistas ou não na gestão do varejo, em toda a sua cadeia produtiva, com uma visão estratégica e de expansão, para proporcionar maior competitividade e lucratividade ás empresas deste setor.
Objetiva também o aperfeiçoamento profissional, aprofundamento de conhecimentos e troca de experiências dos alunos, por meio do compartilhamento de informações com diversos profissionais, incentivando a participação em congressos, eventos e palestras.
JUSTIFICATIVA
O constante aumento da competitividade obriga as organizações a intensificarem investimentos no desenvolvimento de melhores produtos, serviços e processos a fim de atender a novas demandas. Assim, passaram a utilizar cada vez mais técnicas e ferramentas que agregam valor a estes produtos e serviços, possibilitando a melhor utilização possível de recursos financeiros, recursos humanos, recursos tecnológicos, além de promover controle apurado de custos, gerenciamento de riscos, dentre outros.
Neste contexto, insere-se a figura do moderno profissional de gerenciamento de varejo. Além da utilização de técnicas tradicionais, são necessários também conhecimentos com enfoque por processo, o atendimento personalizado do cliente, planejamento, gestão de pessoas, o uso de tecnologias de informação e comunicação integradas e a associação de conceitos contemporâneos de logística e de outras áreas de conhecimento.
Assim, o curso ora apresentado, tem enfoque em três pilares: utilização de técnicas e ferramentas, formação gerencial e uso da tecnologia da informação, formando profissionais completos que serão capazes de agregar valor às organizações por meio da gestão estratégica de varejo.
DIFERENCIAIS DO CURSO
Experiência – Trata-se de um curso de Pós-Graduação da UCL, que conta com uma experiência de mais 15 anos de mercado, centenas de profissionais formados e uma grande produção científica;
Enfoque prático – Todos os professores tem vasta experiência no mercado de varejo, além de atender a toda a legislação do MEC;
Conteúdo Inédito – Novas técnicas e tendências de mercado serão apresentados e discutidas, com grande aplicação para que o aluno consiga, nas diversas etapas do curso, melhorar a competitividade de sua empresa.
PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar como gestores ou executivos em organizações de varejo. MBA Gestão Estratégica de Varejo
LEGISLAÇÃO
O Curso MBA Gestão Estratégica de Varejo será ministrado pela UCL – Faculdade do Centro Leste, credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.693 de 03/12/99, conforme Resoluções CNE/CES Nº 01, de 08/06/2007 e Nº 03, de 02/07/2007. O curso tem carga-horária de 360 horas, além do desenvolvimento de um Trabalho Final de Curso.
CURRÍCULO DO CURSO
O curso MBA Gestão Estratégica de Varejo foi concebido a partir das habilidades desejadas para um profissional de gestão conforme a demanda do mercado. As disciplinas selecionadas e as respectivas cargas horárias estão baseadas na importância que as mesmas trazem para a formação do pós-graduando. Pretende-se, ao longo de todo o curso, estimular os alunos a trabalharem com casos práticos e aplicarem o conteúdo desenvolvido em sala nas empresas em que os mesmos exercem atividade.
A carga horária das disciplinas totaliza 360h.
- Análise em Varejo
- Plano de Negócios
- Marketing Varejista
- Vendas e Atendimento
- Varejo on line
- Logística e Operações
- Direito e Legislação
- Inteligência Competitiva
- Gestão Financeira
- Novas Tecnologias
- Liderança e Competências Gerenciais
- Franquias e Expansão
- Metodologia de Pesquisa Científica
LOCAL E HORÁRIOS
O curso será oferecido pela Faculdade UCL, no Campus Manguinhos, para turmas de no mínimo 30 alunos, tendo a duração de 18 meses. As aulas serão ministradas Terças e Quartas nos seguintes horários: de 19 às 22h, ou Campus Manguinhos, as aulas serão ministradas nos seguintes horários: Sábados alternados: 8:00h às 13:00h e 14:20h às 19:20h. As datas dos módulos serão programadas com antecedência e informadas aos candidatos no processo de inscrição.
INSCRIÇÕES / MATRÍCULAS
AS MATRÍCULAS
são realizadas na Secretaria da Faculdade, após a confirmação do início do curso, no Campus UCL Manguinhos – Serra. Os seguintes documentos devem ser apresentados no ato da matrícula:
- Cópia do diploma de graduação autenticado;
* Na falta do diploma de graduação, o candidato deve apresentar declaração original de conclusão de curso/colação de grau com as seguintes informações: curso realizado; número da portaria de credenciamento da Instituição e número da portaria de reconhecimento do curso.
- Cadastro de matrícula devidamente preenchido;
- Contrato devidamente preenchido em duas vias;
- Cópia do CPF;
- 1 foto 3×4 (recente);
- Cópia da Carteira de Identidade;
- Pagamento da primeira parcela descontando do valor da inscrição.
Dias e horários das aulas:Terças e Quartas nos seguintes horários: de 19h às 22h
Local de Realização do Curso: Faculdade UCL – Campus Manguinhos – Serra/ES
Investimento: mais informações pelo telefone (27)3434-0100, WhatsApp – (27)9 9292.3503 ou pelo e-mail: contato@ucl.br
Não perca tempo.
Faça já sua MATRÍCULA!COORDENADOR
Sandro Lobato
Engenheiro Civil (UFES), Mestre em Engenharia de Produção (PUC-RJ).
Atuou como coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UCL de 2002 a 2005. Diretor de Marketing e Comunicação, Professor de Graduação e Pós-Graduação (nas áreas de Planejamento, Marketing, Logística, Administração da Produção, Qualidade) da UCL – Faculdade do Centro Leste desde 2000. Atuou no desenvolvimento e implantação do Centro de Distribuição do Grupo de Varejo Extrabom. Atuou no projeto e construção de lojas de supermercado do Grupo de Varejo Carone. Atuou na análise e desenvolvimento de projetos de Shopping Centers no Espírito Santo. Atua desde 2000 na elaboração da Agenda 21 (Planejamento Estratégico) do Município da Serra. Presidente da Associação dos Empresários da Serra (ASES) de 2011 a 2013.