Com o recesso na economia, empresas buscam profissionais capacitados que produzam mais

Com o baixo crescimento econômico registrado no Brasil em 2014, e a previsão nada otimista para o crescimento este ano, as empresas tendem a investir cada vez mais em profissionais qualificados que possam fazer a diferença em um cenário desfavorável. Isto também está sendo observado no Espírito Santo.

Assim, como no Brasil, o cenário econômico do Estado vem passando por um recesso o que impacta diretamente nas contratações das empresas e no tipo de profissional desejado. Por essa razão muitas empresas estão revendo suas ações. Segundo Leandro Coeli, diretor da PhiSystems, fábrica de softwares, as empresas não têm mais tempo para ‘ajeitar’ erros. “É preciso que seja feito algo para que justamente essas falhas não aconteçam. Por isso o mercado está exigindo mais qualificação do profissional, que seja bom no que faz. É a famosa frase: ‘melhor prevenir do que remediar’”, explica.

A Recrutar Consultoria, que atende os setores de indústria, comércio e serviços, aposta em quatro grandes áreas que estão sendo as mais procuradas pelas empresas clientes: recursos humanos, comercial, tecnologia da informação e administrativa.

Segundo o sócio-diretor da empresa, André Cavalcanti, fatos como o fim do Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias) e a nova divisão dos royalties, adicionados ao cenário econômico brasileiro, contribuíram para a realidade ruim. Por isso, as empresas estão dando importância a bons profissionais de RH.

“Eles são a chave para manter um bom clima organizacional, realizar boas contratações, manter os destaques. Em todos os níveis hierárquicos a procura tem sido latente”, relata o diretor, citando cargos como coordenador e assistente de RH como os mais demandados na área.

A proprietária da empresa Psicoação, Keitiane Coradini concorda e explica que a investidura nos cargos exige graduação em administração ou psicologia e experiência na área – no caso de coordenador. Já para assistente, pode ser um profissional recém-formado nestas áreas ou até um tecnólogo. “Na atual situação, as empresas precisam fazer ter mais resultados com menos gente, por isso precisa estar investindo em recursos humanos e capital intelectual”, explica Coradini.

A área comercial também está em alta para todos os níveis, desde cargos que exigem investidura em cursos de graduação, com formação prioritária nas áreas de administração e marketing, até cargos que exijam apenas o ensino médio, porém com disposição do profissional em aprender e crescer com a empresa. Procura-se executivos comerciais, executivos de compras, analistas de planejamento e analistas de marketing. “Apesar do momento de crise, as empresas precisam continuar vendendo e não podem parar. Precisa comprar bem e vender bem”, explica Keitiane Coradini.

Fonte: Jornal ES Hoje (16 de Janeiro de 2015)
GUSTAVO GOUVÊA – gustavo@eshoje.com.br

Procura-se de Analista de Sistemas no ES

SEGUNDO A Recrutar Consultoria existe também uma grande procura por profissionais qualificados da área de Tecnologia da Informação, porém há uma carência de qualificação no mercado de mão-de-obra. “Depara-se com um número expressivo de candidatos, porém sem a qualificação exigida”, relata Cavalcanti.

Uma vaga bastante demandada pelas empresas é a de analista de sistemas, que exige curso superior completo em Sistemas de Informação, Ciência da Computação e outros, voltados para a área de Tecnologia da Informação. “Nessa área as certificações são muito importantes, portanto é necessário que o candidato vá além do ensino superior convencional e procure especializações em sistemas, modelagem de dados, etc”, sugere o diretor.

De acordo com a consultoria, a demanda por vagas administrativas também mantém-se constante, sendo um perfil de profissional sempre procurado pelas empresas. Saem na frente os candidatos que tiverem formação e experiência. “Os requisitos têm sido maiores, exigindo do candidato graduação e até mesmo especializações, assim como conhecimentos em informática e sistemas. Nesse setor o crescimento está diretamente relacionado com as qualificações e exige também mais paciência por parte do candidato, uma vez que tende a ser mais lenta”, explica.

A vaga que apresenta maior número de registros é a de assistente administrativo, que exige que o candidato esteja cursando administração ou já seja graduado na área, em ciências contábeis, ou que sejam técnicos e tecnólogos em gestão. Conhecimento com informática e sistemas de gestão, além de características comportamentais como pro atividade, bom relacionamento interpessoal, boa comunicação são normalmente exigidas.

Áreas em alta no ES:
Engenharia Mecânica

Engenharia Naval
Engenharia Elétrica
Engenharia de Produção
Engenharia de Petróleo
Engenharia Ambiental
Técnico em Produção
Técnico Petróleo e Gás
Técnico em Mecânica
Técnico em Elétrica Gestão de Qualidade
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Enfermagem
Técnico em Meio Ambiente
Executivo Comercial
Marketing
Executivo de Compras
Planejamento e Gestão de Projetos
Atendimento ao Cliente
Coordenador de Recursos Humanos
Assistente de Recursos Humanos
Analista de Sistemas
Assistente Administrativo

Jornal ES Hoje