A Alexa recebe um comando de voz e aciona a abertura automática da cortina da sala. Um sensor de umidade verifica o início de uma chuva e comanda um varal para se recolher automaticamente para a área coberta da casa. As ideias são inúmeras, e a comercialização da automação residencial está em constante ascensão.

Grande parte dessas soluções depende de uma interação física com o ambiente e as pessoas, e essa interação está sob a responsabilidade da Engenharia de Controle e Automação. Observar o crescente interesse do mercado por profissionais de automação que desenvolvem soluções para residências já não é tão complexo.

No entanto, convidamos você a fazer um exercício de imaginação: com a chegada do 5G, as mesmas facilidades que o Wi-Fi oferece em uma casa podem ser expandidas para todo o espaço físico de uma cidade. Agora, imagine as possíveis soluções de automação que as indústrias, edifícios e cidades desenvolverão nos próximos anos.

INSCREVA-SE NO VEST+UCL AGORA

A automação industrial já apresenta uma enorme demanda de mercado, e, como discutido, a tendência de crescimento é uma realidade. Desde o tratamento dos sinais que conectam essas soluções até o acionamento final e o controle por meio da sensorização, tudo se torna especialidade de um engenheiro de controle e automação.

É importante ressaltar que a chegada do 6G a nível mundial está prevista para 2030, prometendo alta capacidade de dispositivos conectados simultaneamente, latências mínimas e altas velocidades de transmissão de sinais.

Isso tornará a instalação de sensores e acionadores automáticos cada vez mais viável. A

 pergunta que fica é: quem estará pronto para atender a essa crescente demanda? Agora é o momento ideal para investir em formação e especialização em Engenharia de Controle e Automação.

INSCREVA-SE NO VEST+UCL AGORA