Bazar mobiliza sobre princípios dos 3R´s

Bazar mobiliza sobre princípios dos 3R´s

3Rs-Mostra-2017

Uma forma cultural, uma instituição social e um tipo de economia originária do Oriente, o bazar é, e sempre foi, um espaço de trânsito de mercadorias. Em sua gênese histórica, estão delineadas trocas, intercâmbios sociais e de negócios, evidenciando-se nesses espaços relações econômicas. Na contemporaneidade o bazar ganhou sinônimo no campo da Moda, e costuma ser tratado também como Brechó, mediante a comercialização de roupas customizadas. Em face a essa reconfiguração, conquistou como atitude, a qual tem assegurado a sua perpetuação, o valor agregado de sustentabilidade. Esse viés inspirou a professora Luila Abib Saidler a criar e organizar o Bazar dos 3R´S, nos dias 6 e 7 de outubro, durante a Mostra UCl, em Manguinhos, na Serra, cujo objetivo é a mobilização para a busca da conscientização sobre a necessidade de desapego, sobretudo, nesses tempos de crise.

O objetivo desse Bazar é a mobilização para a busca da conscientização sobre o desapego de produtos usados, novos ou semi-novos. “Está pautado no princípio dos 3R´S (reduzir, reciclar e reutilizar) da Agenda 21 – um conjunto de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo que ajudam a poupar os recursos naturais, gerar menos resíduos e minimizar seu impacto sobre o meio ambiente, além de promover a geração de trabalho e renda. Os 3Rs também são objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, explica Luila Saidler, professora do Curso de Engenharia Química da UCL.

Bazar-Mostra-UCL

TRADIÇÃO FAMILIAR LIGADA À MODA

A motivação para a professora Luila realizar o Bazar dos 3R´S adveio de uma tradição familiar. Ela e a mãe, Dilma Saidler, formada em Design de Moda e proprietária de um ateliê de costura infantil, realizam a prática do bazar já há seis anos na Mata da Praia, em, em Vitória. “ O nosso primeiro bazar foi realizado para venda dos produtos que minha mãe tinha prazer em confeccionar: jogos americanos, necessaires, bolsas de viagem… O nosso primeiro bazar teve o nome de “Chazinho Chic”, em 2010, e reunimos várias amigas. Em 2011 fizemos o nosso primeiro bazar de roupas já utilizadas e aí colocamos o nome de Bazar de Natal, por estar perto do Natal e queríamos desapegar de algumas roupas para as novas que iriam vim da época de Natal. Foi um sucesso! A partir daí a cada ano que passa, nós melhoramos as peças e todas as amigas ficam contando o dia para o Bazar, que passou a se chamar Bazar da Amigas, quando mais três amigas se juntaram a nós, além de mim e da minha mãe. Hoje separamos as peças com antecedência, etiquetamos e colocamos a venda. Aceitamos dinheiro, cheque e cartão de crédito”, esclarece Luila.

Os bazares são um tipo particular de economia, cuja origem remonta a Pérsia. Normalmente nos bazares são comercializados produtos raros, antigos ou vintage. O baixo preço é outra marca desses contextos comerciais. Os interessados no Bazar dos 3R´S podem participar com os seguintes itens:  roupas, sapatos, bolsas, bijouterias, acessórios, objetos de decoração, utensílios, CDs, DVDs e livros. Todos os objetos devem ser entregues limpos e em bom estado. Posteriormente, serão devidamente cadastrados e etiquetados com preço e identificação do dono pela comissão organizadora. Os participantes devem atribuir um valor para o seu produto que seja até R$ 50,00. Todas as pessoas, entidades, escolas e comerciantes interessados em desapagar de objetos podem participar do Bazar, entregando suas peças até o dia 02 de outubro de 2017, as 19h, para a comissão organizadora.

A filosofia do Bazar dos 3R´S é o desapego! “A intenção não é a venda e o lucro, por isso, as peças comercializadas tem preço simbólico, apenas para motivar o desapego. A ideia é fazer a nossa peça circular, assim REDUZIMOS o volume de peça no nosso armário e outras pessoas podem REUTILIZÁ-LAS. Com isso, contribuímos para a sustentabilidade, promovendo a RECICLAGEM”, explica a professora, ressaltando que o objeto que não for vendido durante os dias do Bazar dos 3 R´S será devolvido ao participante.

SERVIÇO:

Bazar dos 3R´S

Quando: 06 e 07 de outubro.

Horário: De 9h até as 21h.

Onde: Dentro do evento da Mostra UCL, em Manguinhos, Serra.

Fonte: Cidades Criativas de A Gazeta