A Faculdade UCL firmou convênio com a HKM Indústria e Comércio, especializada em fabricação de estruturas metálicas, usinagem de precisão para peças de grande porte e caldeiraria pesada. Por meio da parceria, estudantes do curso de Engenharia Mecânica terão a oportunidade de vivenciar a prática na indústria. Alguns alunos já fizeram uma visita técnica à empresa.
O convênio permite que a UCL utilize as instalações físicas e os instrumentais de metrologia da HKM, sob a supervisão de um funcionário da empresa, para a realização de até oito aulas práticas por semestre da disciplina de Metrologia.

Durante essas aulas, o diretor industrial da HKM, Gilberto Artur Ferreira, atuará como assistente, juntamente com o professor, operando principalmente os equipamentos de alto valor da empresa.

Entre as atividades nas quais os estudantes poderão aprender com a prática estão a medição de peças usinadas utilizando diversos tipos de paquímetros e micrômetros e a identificação de peças a partir do uso de calibradores e verificadores.

“A visita à HKM foi muito importante. Tive a chance de ver uma realidade que não conhecia. Em relação aos equipamentos de usinagem, foi muito interessante conhecer os equipamentos de que tanto ouvia falar. Além disso, pude ter uma noção, por meio dos instrumentos de metrologia, de que a precisão exigida no setor da metalmecânica é realmente muito grande”, comentou o aluno Lucas Jacob.