Se você pensa em conseguir logo um emprego, a dica está nas Pesquisas recentes  do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada www.ipea.gov.br sobre o mercado de trabalho. O IPEA produz um mapa com as carreiras que mais tiveram empregos certos no Brasil nos últimos anos.

O setor de Tecnologia da Informação, por exemplo, está em alta. Empresas ofertam posições com bons salários e não aparecem profissionais qualificados para as vagas.

A lista das carreiras com maior número de empregos englobam cursos de graduação como Analista de TI; Administração; Engenharia; Marketing e Recursos Humanos.

O alto salário também faz os cursos de engenharia baterem recorde de novos estudantes: A dinâmica da economia brasileira provoca altos e baixos no mercado de trabalho. Mas, o país é sempre carente de profissionais especializados nas áreas que mais puxam pela matemática: Engenheiros, e Analistas de TI, por exemplo, se são bons de verdade, nunca ficam sem oportunidade.

Vale ressaltar, no entanto, que só o diploma não é suficiente. Com ele, pode-se ingressar no mercado numa posição atraente e conquistar uma boa remuneração. Mas o desafio é manter-se no cargo e, sobretudo, ser capaz de crescer profissionalmente.

Hoje, um estudante recém-formado pode ter mais chances de ser contratado do que um profissional que se formou há 10 anos e não estudou mais. Para seguir avançando, são fatores decisivos: atualização permanente, capacidade de gerenciar a própria carreira – o que envolve múltiplas competências – e adaptabilidade para um mercado de trabalho que muda o tempo todo e mais importante: dar agora mesmo o primeiro passo para começar o curso superior!

Acompanhe nossos e-mails que em breve enviaremos oportunidades incríveis para que você comece a estudar ainda este ano.