A revista International Journal Biological Macromolecules, que coloca em destaque a relevância de pesquisas no cenário mundial, publicou artigos do diretor da UCL Campo Grande, Marcus Vinícius Lisboa Motta, sobre o estudo desenvolvido por ele a respeito do comportamento da Goma Guar.

Marcus Vinícius explicou que os artigos fazem parte do trabalho de doutorado que ele fez em parceria com os Departamentos de Química e Engenharia Mecânica da Ufes e com a UCL.

“Os trabalhos foram sobre escoamento. Uma das aplicações da Goma Guar consiste em usá-la para aumentar a vazão, a passagem de um líquido dentro de uma tubulação. Se adicionarmos a Goma Guar, por exemplo, em quantidades muito pequenas, à água de uma viatura do Corpo de Bombeiros, o alcance da água pode aumentar em até 50%. Logo, se o esguicho da água alcança 30 metros, com a Goma Guar pode alcançar 45 metros”, explicou.

A Goma Guar, entretanto, pode sofrer degradação mecânica, o que limita sua aplicação. O trabalho desenvolvido por Marcus Vinícius propõe um mecanismo que mostre a degradação dela, a fim de melhorar a eficiência dos processos, através do desenvolvimento de polímeros mais resistentes.