Resumo do Comunicado:

  • Temos recebido muitos comentários positivos quanto ao modelo acadêmico assumido pela UCL na crise de COVID-19;
  • Recebemos pedidos de revisão nas mensalidades e tomamos ciência de projetos de lei e notas recomendatórias a respeito do assunto;
  • Manteremos nossa política de oferecer as aulas de forma remota (dentro dos horários das aulas presenciais) e com isto esperamos que a comunidade acadêmica cumpra com os compromissos financeiros assumidos até que uma posição governamental mude a legislação vigente.
  • Conforme evidenciado pela mídia, os órgãos governamentais (Promotoria e PROCON) já se manifestaram no intuito de esclarecer que, em caso de redução nos custos fixos das instituições, as mensalidades precisam ser repactuadas.
  • As aulas presenciais foram substituídas pelo formato remoto em 16 de março de 2020, e portanto, ainda não há como comprovar possíveis variações nas despesas correntes.
  • Respeitando nossos clientes e ponderando a transparência em nossa relação, estamos e estaremos em contato permanente com os clientes e autoridades competentes para demonstrar os custos institucionais. Desta forma estaremos divulgando as mudanças que possam ocorrer.

ESCLARECIMENTOS À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UCL

Desejamos muito em breve retomar nossas atividades presenciais já que esta é a essência da UCL nestes últimos 20 anos, mas, em função da pandemia de COVID-19 e as determinações das autoridades competentes adotamos uma postura considerada por muitos de nossos estudantes como a mais adequada neste difícil momento em nossa história. Quanto a isso, nossas redes sociais encheram-se de posts e comentários elogiando tal posição.

Consultando nossos alunos optamos por manter nossos serviços com a utilização de metodologia remota síncrona onde aulas on-line com a presença dos professores ocorrem no mesmo horário das aulas presenciais. Nossa equipe de docentes e do corpo técnico-administrativo vêm se dedicando ao máximo para que independente de quaisquer restrições você possa ser atendido com o que temos de melhor. Fique em casa, nós continuamos trabalhando para que você tenha o melhor ensino superior.

Desde nossa primeira comunicação oficial a respeito de nosso posicionamento sobre uma possível repactuação nas mensalidades de nossos alunos divulgada em 25 de março de 2020, temos recebido solicitações para que prestássemos esclarecimentos sobre a diminuição de nossos custos. Além disso tomamos conhecimento de Projetos de Lei Estadual e Federal, bem como notas recomendatórias da Promotoria e do PROCON, a respeito do assunto, quanto a isso, estamos em consulta direta com as autoridades competentes para que as devidas providências sejam tomadas. No que se refere aos Projetos de Lei, a única coisa que podemos fazer é aguardar seu trâmite e posterior cumprimento da legislação, se assim houver.

Gostaríamos de esclarecer que o principal custo institucional é com pessoal (docentes e técnicos administrativos), e estamos comprometidos em manter mais do que a esperança de dias melhores, mas o sustento financeiro destas famílias, que para muitos de nossos colaboradores advém unicamente dos salários que pagamos.

Neste momento, uma série de outras despesas surgiram. Houve necessidade de contratação de serviços auxiliares de informática, melhorias em nossa infraestrutura web, treinamento de colaboradores nas ferramentas utilizadas, e ainda, o nosso custo de pessoal aumentou, dada a necessidade de anteciparmos férias a muitos de nossos colaboradores administrativos. Outro item relevante neste momento é o aumento nos indicadores de inadimplência mesmo em casos onde não há motivo para tal, o que nos preocupa.

Quanto aos nossos custos fixos, alguns ainda serão avaliados. Contas de consumo como água e energia são, assim como em nossas residências, pagos após a utilização. Neste último (energia), importante esclarecer que parte de nossa obrigação é fixa, independente do consumo, isto ocorre para que tenhamos disponível a demanda necessária no momento de utilização. Parte dos itens de material de consumo, limpeza e manutenção de nossa estrutura física continuam existindo, já que estamos em funcionamento para atividades internas e mesmo aqueles colaboradores em regime home office se utilizam de tais.

De qualquer forma, mesmo que nossas estimativas não indiquem redução de custos, tabelas comparativas que evidenciem possíveis alterações serão disponibilizadas aos órgãos competentes assim que solicitadas, sendo adotadas as medidas cabíveis naquele momento e, se for o caso, a repactuação financeira correspondente.

Compreendemos que o momento atual é desafiador para todos. Enxergamos, como muitos de vocês, um cenário de grande incerteza e instabilidade econômica, psicológica e social, mas como instituição que preza agir com responsabilidade, não podemos assumir uma posição a qual não suportamos.

Enfatizamos que manteremos pelo tempo necessário o mesmo ensino, com o melhor que a tecnologia pode nos oferecer, e de mesmo modo, solicitamos que além da compreensão, mantenham em dia suas obrigações financeiras e acadêmicas. Pedimos ainda que evitem o uso irresponsável de propagação de Fake News a respeito deste assunto, que julguem o conteúdo das informações antes de divulgarem por meio de suas redes sociais. Lembrem-se que a despeito deste assunto, o segmento de ensino abrange desde a educação infantil com as particularidades das creches até o ensino superior. Estamos vivendo os mesmos problemas mas somos diferentes nas operações e custos.

Finalizando, gostaríamos de dizer que contamos com a paciência e resiliência de toda a comunidade acadêmica, para que juntos possamos enfrentar esse difícil momento, mantendo a esperança baseada exatamente naquilo que mais pode trazer soluções: a educação.

Torcendo para que possamos retomar nossas atividades presenciais o mais breve possível, enviamos a todos um grande abraço.

A DIREÇÃO