Estudante da UCL desenvolve pesquisa sobre programação em Python

Estudante da UCL desenvolve pesquisa sobre programação em Python

PatriciaCasteluber-UCL-01

A estudante da UCL Patrícia Casteluber, do curso de Engenharia Mecânica, está desenvolvendo na faculdade uma pesquisa sobre programação em Python, uma linguagem interpretada e de fácil compreensão. Patrícia apresentou o andamento de seu estudo no IV Encontro de Física Aplicada, realizado pelo grupo de Física Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em junho passado, no município de Domingos Martins. Pesquisadores daqui e de fora do Brasil estiveram presentes.

O objetivo da pesquisa, segundo Patrícia, é estudar, computacionalmente, a resolução de problemas de física, desenvolvendo, assim, uma solução para situações cuja complexidade torna difícil a realização de cálculos numéricos e o desenvolvimento de gráficos precisos.

“Estudantes de engenharia precisam estudar Cálculos I, II e III, cálculo numérico, matérias de Física e lógica matemática, dentre outras. No dia a dia de estudos, nós nos deparamos com problemas que impossibilitam uma solução analítica e simples, que possa ser feita “à mão”. Por conta disso, a procura por simulações computacionais de sistemas reais tem sido cada vez mais ascendente na comunidade científica, com a criação de programas e utilização de softwares destinados a esse fim. Foi por isso que tive a ideia de criar algoritmos que simulem situações físicas reais utilizando a linguagem Python”, explicou Patrícia.