Na UCL, a formação vai além da sala de aula. No último dia 18 de março, estudantes do curso de Administração e do Tecnólogo em Logística da Faculdade fizeram uma visita técnica ao Centro de Operações dos Correios no Espírito Santo. A atividade foi realizada sob a supervisão do professor Fabrício Vasconcelos Ribeiro, com o objetivo de mostrar aos alunos, na prática, os conceitos de logística ensinados nos cursos.

O administrador e gerente de Planejamento Operacional dos Correios Raimundo França Junior, acompanhado do coordenador de Qualidade Operacional Lídio Ricardo Lima da Silva, apresentou aos alunos o fluxo operacional dos Correios, destacando fases como captação, tratamento, encaminhamento e transporte de cargas.

No chamado “chão de fábrica”, os estudantes presenciaram, no Setor de Entreposto, operações de carga e descarga feitas com a utilização de equipamentos de movimentação interna, como motoempilhadeiras e transpaleteiras.

Os alunos tiveram a oportunidade de identificar os containers aramados utilizados para a guarda temporária de carga, nas operações de triagem, e os containers desmontáveis leves, com bases plásticas e laterais em papelão, citados em sala de aula. Eles também presenciaram a realização de processos como identificação e rastreamento de cargas e visitaram a sala de raio x, onde são dentificados objetos que não podem transitar por meio do sistema postal.

Além de visualizar as etapas dos processos, os participantes da visita técnica interagiram com funcionários dos Correios, tirando dúvidas e fazendo considerações sobre a rotina de trabalho no local.