Estudantes holandeses desenvolvem pesquisa na UCL para usar biodiesel como fonte de energia elétrica
Estudantes holandeses estão desenvolvendo, em parceria com estudantes e professores da Faculdade UCL, um projeto para incentivar o uso do biodiesel como fonte de energia elétrica. A planta projetada pelos pesquisadores é de pequeno a médio porte, ideal para ser empregada em áreas residenciais, hospitalares e de ensino. O trabalho foi apresentado no estande da UCL, durante a Semana Estadual de Energia, no Centro de Convenções de Vitória.
O engenheiro químico, professor da UCL e coordenador científico do projeto, Marcus Vinícius Lisboa Motta, explicou que o principal objetivo da pesquisa é popularizar uma fonte de energia limpa e renovável, mas que é pouco divulgada no Brasil.
“A busca maior do estudo é pela sustentabilidade. A ideia é que o biodiesel seja produzido, por meio de uma reação química chamada de transesterificação, em microusinas que podem ser construídas em locais simples, até dentro de um caminhão. Por isso o projeto é voltado para áreas menores, como as residenciais”, explicou o professor, esclarecendo que, na medida em que o processo for se aperfeiçoando, é possível baratear os custos.
O projeto foi escolhido pelos estudantes holandeses como trabalho de conclusão do curso de Engenharia Mecânica. Eles vão passar cinco meses no Espírito Santo, desenvolvendo a pesquisa. Para o professor e orientador Johannes Anne Bruinsma, da Hanze University of Applied Sciences, a experiência, além de agregar conhecimento e representar a possibilidade de desenvolver novas soluções que facilitem o dia a dia das pessoas, é fundamental para a vida dos estudantes.
“Estar em outro país, conhecendo outra cultura e desenvolvendo uma pesquisa tão importante abre a mente de qualquer pessoa para a vida”, disse ele, destacando que alunos da Faculdade UCL também vão para a Holanda desenvolver pesquisas.