A Faculdade UCL recebeu, nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016, promovido pela Agência Nacional do Petróleo.  A instituição participou do desenvolvimento de um programa para diagnosticar, em tempo real, problemas de perfuração de poços de petróleo e gás.

O trabalho foi desenvolvido pela UCL em parceria com a Petrobras, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a empresa Engineering Simulation and Scientific Software Ltda.

De 2005 a 2014, a UCL utilizou o Laboratório de Fluidos e Fenômenos de Transportes, localizado no campus da Faculdade, em Manguinhos, para coletar dados necessários para o desenvolvimento de um software, feito pela Engineering Simulation and Scientific Software, capaz de identificar, em tempo real, falhas de perfuração.

“É gratificante ter participado do projeto. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe que atuou no laboratório de 2005 para cá”, destacou Lucas Silveira Silva, coordenador do curso de Engenharia Química e Petróleo da UCL.


ANUNCIADOS OS VENCEDORES DA EDIÇÃO 2016 DO PRÊMIO ANP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica foi criado com o objetivo de incentivar e reconhecer tecnologias inovadoras com aplicabilidade na indústria de petróleo e gás natural e que tenham sido desenvolvidas por instituições de ciência e tecnologia e empresas nacionais com pelo menos 20% da Cláusula de P,D&I.

A edição 2016 do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica teve 46 projetos inscritos. A avaliação dos projetos foi feita com base nos critérios de originalidade, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia, contribuição científica e tecnológica, e percentual de conteúdo local. Confira aqui a lista de finalistas do Prêmio.

PREMIAÇÕES 

Vencedor Categoria II – Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por Micro, Pequena ou Média Empresa do Segmento de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em Colaboração com Empresa Petrolífera

Projeto: Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real (PWDa)

Autoria do Projeto: Engineering Simulation and Scientific Software Ltda (ESSS); Ensino Superior Unificado Centro Leste (UCL), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Petrobras

Descrição do projeto: O projeto PWDa tem por objetivo desenvolver programa de interpretação automatizada de dados provenientes de sensores instalados em sistemas de perfuração, buscando detecção imediata de sinais indicativos de situações indesejadas, a fim de permitir a tomada imediata de ações corretivas ou preventivas. Este é o primeiro software desenvolvido no País com modelos de cálculos transientes para interpretações em tempo real de possíveis problemas operacionais durante a perfuração de poços, auxiliando o processo de tomada de decisão, por meio de metodologia automatizada de análise de dados com critérios quantitativos, retirando a parte subjetiva da interpretação e identificação de eventos.

MAK_7730 copy

Vencedores da Categoria II recebem o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016

Fonte: www.anp.gov.br