A Faculdade UCL, localizada em Manguinhos, na Serra, obteve do Ministério da Educação o credenciamento definitivo para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de ensino à distância. A instituição agora pode ampliar o leque de opções para estudantes que não têm, em condições normais – sem pandemia, disponibilidade de participar de aulas presenciais.

O diretor executivo da UCL, Paulo Vitor Bruno Onezorge, afirmou que, em breve, a faculdade passará a oferecer novos cursos totalmente à distância.

“Já estamos trabalhando para que isso aconteça o mais breve possível. Por questões estratégicas, ainda não podemos divulgar quais serão os cursos, mas é possível adiantar que exploraremos, além do ensino de engenharia, a formação de profissionais voltados para outras áreas do mercado”, disse.

Em 2018, a UCL deu os primeiros passos rumo à oferta do ensino à distância, quando lançou quatro engenharias (Civil, de Produção, Mecânica e Química) na modalidade semipresencial, em que os estudantes fazem aulas on-line e vão até a faculdade para aulas práticas e avaliações. “Fomos os primeiros no Brasil a oferecer o curso de Engenharia Química na modalidade semipresencial”, lembrou Paulo Vitor.

Quando tudo voltar ao normal, pós-pandemia, a expectativa é que a UCL ofereça cursos em três modalidades: presencial, semipresencial e à distância.

Pandemia
A pandemia, apesar de ter imposto cenários completamente adversos, inclusive na área da educação, serviu de oportunidade para a UCL aperfeiçoar as técnicas de ensino virtual.

Segundo Paulo Vitor, antes mesmo de a UCL oferecer cursos semipresenciais, a faculdade já adentrava no universo das aulas on-line.

“Movidos por sempre oferecer inovação aos nossos alunos, fomos buscar uma ferramenta que possibilitasse algo diferente daquilo já utilizado por outras instituições de ensino. Adotamos, então, uma plataforma usada em Harvard, que chamamos de ESO, para oferecer, online, algumas aulas dos cursos tradicionais. Deu tão certo que fomos ampliando a nossa visão sobre a oferta do ensino à distância e iniciamos no semipresencial. Nesta pandemia, ficamos diante da necessidade de oferecer todas as nossas aulas e reunir todos os nossos alunos virtualmente. Foi uma crise que transformamos em oportunidade, aproveitando para aperfeiçoar técnicas e qualificar nossa equipe. O credenciamento definitivo do MEC veio em um momento em que nos consideramos preparados”, comentou o diretor.

Paulo Vitor citou a fala de um dos avaliadores que analisaram o conteúdo e as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação da UCL.
“Ele disse no relatório apresentado ao MEC que a IES sob avaliação possui um modelo de desenvolvimento e aplicação de LMS (Learning Management System) exemplar para o nosso país”, contou.