Global Game Jam – UCL 2018

Global Game Jam – UCL 2018

GGJ00-CoverImage-twitter-1500x500

O maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo! Venha, crie sua equipe e desenvolva um jogo em 48 horas, um teste para suas capacidades, um aprendizado para quem está iniciando e muita diversão para todos. São 48 horas consecutivas, onde pessoas do mundo todo se juntam em sedes para desenvolver jogos sobre um tema secreto. Aproveite, pois só ocorre uma vez por ano!

Data: de 26/01/18 até 28/01/18 (48 horas seguidas)

Local: Campus UCL Manguinhos (mapa)

Como Participar:
Qualquer um que adore aprender e se testar. Lembrando que menores de idade devem ter um responsável legal junto com eles.


 INSCREVA-SE – GGJ 2018
Clique aqui

Quem pode participar?
Programadores, Artistas 2D, Artistas 3D, Administradores, entusiastas e quem quiser ter uma experiência com o desenvolvimento de games.

O que é o Global Game Jam?
Global Game Jam é um evento de desenvolvimento de jogos que ocorre no mundo todo ao mesmo tempo desde 2009 (no Espírito Santo desde 2012 sob a organização da Victory Island Studios) e é considerado o maior evento deste tipo pelo Guinness Book. São várias sedes separadas produzindo jogos em 48 horas sob um único tema, revelado apenas no primeiro dia do evento.

O intuito do evento foi de trazer profissionais de várias áreas e promover um desenvolvimento em conjunto de criatividade. A melhor maneira que encontraram de fazer isso foi no desenvolvimento de jogos. Hoje o evento é reconhecido por inúmeras empresas do ramo de games e é apoiado pela IGDA (International Game Developers Association) ou associação internacional de desenvolvedores de jogos.

O Global Game Jam não é um torneio, não há vencedores e nem há premiação. Por estes motivos, mesmo que hajam grupos formados, nada impede dos participantes se ajudarem.

O que é produzido?
Ao final são entregues jogos, que ficam no site do Global Game Jam. Estes jogos podem ser continuados e até negociados com empresas de games. Os grupos podem produzir um ou mais jogos, dependendo apenas da sua capacidade de desenvolvimento.

Não há a necessidade dos jogos serem digitais, é possível produzir jogos de cartas, tabuleiro e outros jogos de mesa.

Quem pode participar?
Qualquer pessoas que tenha a intenção de estar num mega evento de jogos. É aconselhável que saiba um pouco sobre Game Design, programação, arte 2D, 3D, sonorização ou gestão de projetos. Mesmo não sabendo é possível aprender durante o evento e será uma imersão muito mais intensa do que já é (nada que muito café/redbull não resolvam).

Não há a necessidade de ter um grupo formado, é aconselhável que venha com colegas, mas que se formem grupos com outras pessoas. O processo de formação de grupos é feito no primeiro dia, logo depois de revelar o tema, através de uma dinâmica de grupo.

Quem organiza?
A empresa de desenvolvimento de jogos Victory Island Studios trabalhou duro para conseguir a autorização para sediar o Global Game Jam em terras capixabas, no intuito de aquecer o mercado de games e dar oportunidade das pessoas conhecerem mais afundo o desenvolvimento. O evento já foi organizado em vários locais diferentes, mas desde o ano passado é sediado na Faculdade UCL que forneceu sua ótima infraestrutura para o evento.

O que é necessário levar?
-É necessário levar o próprio equipamento (notebook/desktop) com os softwares com os quais vai trabalhar já instalados.
-Periféricos e adaptadores de energia

Para os que ficarão as 48 horas (o que é extremamente aconselhável):
-Roupas extras
-Toalha de banho
-Acessórios para higiene pessoal
-Colchonetes/Saco de Dormir
-Cobertor
-Lanches para a jornada
-Próximo ao local também há restaurante, farmácia, lanchonete e padaria.