Mulheres na Engenharia: Inspirando Mudanças e ocupando seu espaço
Se há uma área que está constantemente inovando e moldando o futuro, é a engenharia. E, felizmente, as mulheres estão cada vez mais presentes nesse universo, deixando sua marca em cargos valorizados e merecidos. Liderando equipes de projetos inovadores até ocupando posições estratégicas em empresas renomadas, elas estão moldando o futuro da profissão.
1. Pesquisadoras:
Mulheres na engenharia estão não apenas avançando em suas carreiras acadêmicas, mas também influenciando as próximas gerações como professoras e pesquisadoras. Aqui na UCL, por exemplo, temos professoras mestres e doutora, que inclusive já foram nossas alunas e hoje contribuem para a formação de futuras protagonista.
2. Coordenadoras de Programas de Engenharia:
Dentro das instituições acadêmicas, engenheiras estão ocupando posições de coordenação, moldando os programas de engenharia e garantindo que estejam alinhados com as demandas do mercado.
3. Diretoras de Departamentos Técnicos:
Além da academia, mulheres engenheiras estão assumindo papéis de liderança como diretoras de departamentos técnicos em empresas renomadas.
4. Consultoras Estratégicas e Mentoras:
Engenheiras experientes têm desempenhado papéis-chave como consultoras estratégicas, oferecendo insights valiosos para empresas em busca de soluções inovadoras. Muitas delas também desempenham o papel de mentoras, orientando a próxima geração de engenheiras.
OPORTUNIZANDO ESCOLHAS
Engenharia Química, Biomédica, Produção, Mecatrônica, Elétrica e Civil:
Em cada curso específico oferecido pela UCL, mulheres engenheiras estão deixando sua marca. Seja na engenharia química transformando matérias-primas, na biomédica impulsionando avanços em saúde, na produção otimizando processos, na mecatrônica inovando com tecnologias integradas, na elétrica iluminando o caminho ou na civil construindo o futuro, essas profissionais estão liderando o caminho.
INSPIRANDO O FUTURO
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agricultura (Confea) revela que o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,3% (199.786 mulheres engenheiras) do total de 1.035.103 no país. Isso reforça o interesse pela profissão e por isso é tão importante fortalecer o espaço que as engenheiras vêm conquistando.
Mulheres vem moldando o cenário profissional, trazendo inovação, criatividade e uma abordagem única para resolver problemas complexos. Aqui na UCL estamos comprometidos em ser parte dessa jornada, capacitando mulheres a se destacarem na engenharia e construírem um futuro onde o talento não conhece limites.
Que tal fazer parte dessa revolução?
Conheça nossos cursos de engenharia e faça sua matrícula.