Estudantes e profissionais empenhados em solucionar desafios da Nasa
Um grupo de estudantes, professores e profissionais de diversas áreas está empenhado em solucionar desafios encontrados pela Nasa nas pesquisas que desenvolve. Os participantes do Space Apps Challenge, evento promovido pela agência espacial em diversos países, fizeram um treinamento na UCL, no último dia 22 de março, e tiveram acesso aos desafios que tentarão resolver ao longo dos próximos dias. Nos dias 22 e 23 de abril, eles participarão de uma maratona, também na UCL, para finalizar as possíveis soluções.
Os problemas divulgados são relacionados a temas como viagem a Marte, estação espacial, planeta Terra e sistema solar. A resolução deles deve passar pelo uso de tecnologia, com desenvolvimento de aplicativos e até de robôs. O Space Apps Challenge é realizado anualmente e, neste ano, no Brasil, está sendo promovido somente em três estados, incluindo o Espírito Santo.
“Para solucionar os problemas, são necessários conhecimento em várias áreas. Logo, precisamos de equipes multidisciplinares. É importante destacar que o evento não se limita a programação computacional. É possível criar soluções desde aplicativos até robôs. O nosso desafio, na verdade, é inovar com a ajuda de todos os participantes”, explicou o professor Victor Bruno Rosetti, organizador do evento no Estado.
Confira os desafios:
-Desafio Jet Set Mars: produzir uma mochila propulsora para caminhar em Marte ou aplicativo que simule caminharmos em Marte com esse equipamento.
-Desafio Print My Rocket: criar um foguete funcional capaz de ser impresso numa impressora 3D.
-Desafio Back Fill Model: criar uma ferramenta que consiga imprimir um modelo 3D sem criar suportes, ou seja, somente a casca.
-Desafio Origami Space Recycled: modelar virtualmente, em papel ou numa impressora 3D, o empacotamento de peças principais, como se fosse um origami.
-Desafio Don’t Crash My Drone: criar um aplicativo que permita a coleta de informações atmosféricas para pequenos Drones numa distância de até 5 milhas da posição do GPS.
-Desafio Clouds or Contrails: criar um aplicativo que permita a identificação dos rastros condensados por aviões.
-Desafio Clear For Take Off: desenvolver um aplicativo que possa prever o atraso e o impacto do clima/tempo sobre decolagens de aviões.
-Desafio Low Boom: desenvolver um aplicativo que permita qualquer um identificar a diferença entre o Sonic Boom (quebra da velocidade do som) e o Low Boom (quebra da velocidade do som com redução do estrondo).
-Desafio Launch – A Global Experience: criar uma simulação de lançamento para que todos possam ver e sentir como se estivessem num lançamento real.
-Desafio Rock It Space Fashion and Design: desenvolver uma roupa espacial que melhore os pontos: Interconectividade, saúde e entretenimento.
-Desafio Astrocize: encontrar uma forma de levar um equipamento para exercícios que pese menos de 500 quilos.
-Desafio Book It To The Moon: criar um aplicativo que ajude crianças a localizarem a lua a qualquer hora do dia (mesmo estando abaixo da linha do horizonte), trazendo também outras informações.
-Desafio Near Earth Objects Machine Learning: gerar um método hipotético, protótipo ou conceito de como usar o aprendizado de máquina para estudar os asteroides que passam perto da Terra e evitar o mesmo destino dos dinossauros.
-Desafio Virtual Auroras: criar uma simulação que permita ao usuário ver as auroras como se estivesse na estação espacial.
-Desafio Asteroid Mining: definir um método para detectar a composição de asteroides.
-Desafio Vesta Revealed: criar uma ferramenta online que possa mostrar modelos digitais em tempo real dos mapas VESTA.
-Desafio Open World Generation Using NASA Mars And Vesta Data: criar um gerador de mundos virtuais baseando-se nos dados de terreno obtidos de Marte e através da Vesta.
-Desafio Sea Ice App: criar um aplicativo que auxilie os caçadores dos polos a se comunicarem e tomarem decisões para reduzir sua vulnerabilidade.
-Desafio Geotagging Space and Aviation: coletar geotags informativos voltados para a aviação e pesquisas especiais através de um aplicativo gamificado ou jogo.
-Desafio Emobile Pastoralism: desenvolver um aplicativo móvel que ajude pastores a obter informações sobre as terras, permitindo a migração facilitada de seus rebanhos.
-Desafio Aircheck: desenvolver um aplicativo que obtenha a informação do público em geral sobre qualidade e detalhes sobre o ar, assim como a ocorrência de doenças causadas pela queda da qualidade.
-Desafio Earth Live: criar um aplicativo, add-on ou widget que utilize as imagens da NASA para representar as mudanças ocorridas na terra.
-Desafio Space Recreation: criar uma forma de entretenimento que possa utilizar a gravidade zero.
-Desafio SIMSpace: criar um jogo que simule o ambiente de Marte, no qual o usuário necessite sobreviver aprimorando seu ambiente.
-Desafio Space Route 66: desenvolver um jogo que simule um porto espacial e deixe o jogador experimentar como é estacionar e até criar seu próprio porto.
Já pensou em trabalhar num projeto espacial? Projetar softwares/equipamentos que serão usados por astronautas? Então você está no evento certo!
O Space Apps Challenge é um evento proposto pela NASA para que profissionais, estudantes e entusiastas possam auxiliar nos desafios que esta enfrenta hoje. O evento ocorre apenas uma vez por ano e em pouquíssimos estados brasileiros. O intuito é unificar equipes multidisciplinares para produzirem aplicativos e equipamentos para solucionar os desafios.
Já pensou em trabalhar num projeto espacial? Projetar softwares/equipamentos que serão usados por astronautas? Então você está no evento certo!
O Space Apps Challenge é um evento proposto pela NASA para que profissionais, estudantes e entusiastas possam auxiliar nos desafios que esta enfrenta hoje. O evento ocorre apenas uma vez por ano e em pouquíssimos estados brasileiros. O intuito é unificar equipes multidisciplinares para produzirem aplicativos e equipamentos para solucionar os desafios.
Inscrição: clique aqui
Evento do FaceBook: clique aqui
Dia de treinamento: 19/03
Noite de palestras: 22/03
horário do treinamento!
Sábado (19/03)
8:00 às 10:00 – Recepção dos participantes
8:30 às 9:30 – Apresentação do evento e regras + Dinâmica em grupo
Como usar o Arduino
9:30 às 10:45 – Arduino Turma 1
10:45 às 12:00 – Arduino Turma 2
12:00 às 13:15 – Arduino Turma 3
Como desenvolver um aplicativo em Android
13:15 às 14:30 – Android Turma 1
14:30 às 15:45 – Android Turma 2
15:45 às 17:00 – Android Turma 3
Os participantes poderão escolher o horário para participar dos workshop durante a recepção. Há vagas limitadas.
Logo vamos disponibilizar apostilas sobre Arduino e Android.
OBS.: Os horários dos workshop serão selecionados por ordem de chegada pelos participantes e temos vagas limitadas.