Nova metodologia para facilitar aprendizado nas aulas de Cálculo
Será que tem gente que desiste de tentar um curso de Exatas por medo das aulas de Cálculo? Já ouviu alguém dizer que tem dificuldade nessa disciplina?
Se você respondeu sim para as duas perguntas, é sinal de que esta é uma boa notícia: a UCL está apostando em uma nova metodologia, para facilitar o aprendizado dos alunos. A ideia é incluir mais aulas práticas na disciplina de Cálculo, para ilustrar as teorias ensinadas em sala.
“Começamos a aplicar isso nas aulas de Cálculo I. Antes de ensinarmos um conteúdo, fazemos a introdução dele através de experiências. Para começarmos a ensinar “Funções”, por exemplo, mostramos uma vivência em que elas são utilizadas. O objetivo é fazer com que o aluno primeiro se interesse pelo conteúdo, para depois começarmos a ensiná-lo’, explicou a professora Walquíria Torezani.
A primeira atividade prática realizada foi chamada de. “Expectativa x Realidade: a verdade sobre o movimento uniformemente variado”, que abordou a ligação dos conceitos de deslocamento e velocidade estudados na física com as teorias matemáticas.
Metodologia Ativa
Todos os conteúdos serão ensinados a partir desse modelo, inspirado na Metodologia Ativa, que prega a aprendizagem baseada em problemas. Estudiosos defendem que somente 10% de um conteúdo lido é assimilado pelo aluno. Quando ele escuta sobre o assunto, a capacidade de reter o conhecimento aumenta para 20%. Já um conteúdo vivenciado em uma simulação pode levar o aluno a reter até 90% do que foi ensinado.