Pit Stop reúne 300 estudantes em torno de discussões sobre segurança da informação
O Pit Stop 2015, realizado nos últimos dias 05 e 06 de maio, reuniu cerca de 300 participantes, entre alunos da UCL e visitantes, em torno de discussões sobre segurança da informação, tema escolhido para a edição deste ano. A diversidade e a atualidade dos assuntos tratados nas palestras atraíram a atenção do público e permitiram uma rica troca de conhecimentos entre os estudantes e os profissionais palestrantes, que compartilharam um pouco da experiência vivenciada diariamente no mercado de trabalho.
O especialista em TI Douglas Tozi, que conversou com os participantes no segundo dia do Pit Stop, além de falar sobre termos mais específicos envolvendo certificações, destacou para os alunos a importância do network para se dar bem no mercado de trabalho. “A extensão do currículo de uma pessoa é quem está ao lado dela. O network é fundamental, pois ninguém pode se tornar uma ilha de conhecimento”, disse.
Tozi também delineou brevemente o perfil dos profissionais que são valorizados nas empresas e resistem às oscilações do mercado. “Na hora da crise, as empresas se apertam e passam a selecionar melhor seus gastos. E elas vão gastar com profissionais que tenham mais do que graduação e certificação. Elas vão dar preferência àqueles que são resilientes, flexíveis e estão abertos a upgrades”, frisou o especialista.
Outro assunto que interessa ao público em geral e que fez parte da programação do Pit Stop foi o Marco Civil da Internet, abordado pelo advogado e pós-graduando em Direito Digital Gustavo Martinelli. Ele explicou que o Marco Civil foi criado para estabelecer algumas regras e assegurar alguns direitos dos internautas. “Estamos perto do fim da privacidade. Você confia na tecnologia de forma que ela guarde sua intimidade, mas, a partir do momento em que você se conecta à internet, isso se perde. E o Marco Civil veio tentar controlar um pouco essa questão”, comentou Gustavo.
O coordenador dos cursos de TI da UCL e organizador do Pit Stop, André Ribeiro, avaliou positivamente o evento e já avisou que, no ano que vem, tem mais!
“Essa edição permitiu que alunos e visitantes tivessem uma visão geral sobre segurança da informação. O equilíbrio entre as palestras mais e menos técnicas possibilitou que todo o público inscrito aproveitasse o evento. Para o ano que vem, ainda não temos tema definido, pois os alunos que escolhem, mas a nossa expectativa é que o Pit Stop seja totalmente organizado pelos estudantes, com a orientação dos professores dos cursos envolvidos. Os alunos já mostraram que são capazes e estão muito interessados em participar”, destacou André.
Programação
5 de Maio
18:30 – 19:00 – Credenciamento
19:00 – 19:10 – Abertura
19:10 – 20:00 – Proteção a Conhecimentos Sensíveis – José Nivaldo C. Vieira / George Junquilho
20:10 – 21:00 – Segurança da Informação e a Internet das Coisas – Gilberto Sudré
21:10 – 22:00 – Exploração de Vulnerabilidades – Gilberto Soares
6 de Maio
18:45 – 19:10 – Credenciamento
19:10 – 20:00 – Segurança da Informação – Importância das Certificações – Douglas Tozi Oliveira
20:10 – 21:00 – O Marco Civil da Internet e os impactos na Segurança da Informação – Gustavo Martinelli
21h10 – 22h – Cybersecurity: Segurança x Tecnologias x Pessoas – Wagner Cecato
21:50 – 22:00 – Encerramento
Faça sua inscrição agora – clique aqui
Palestrantes
José Nivaldo Campos Vieira
Coronel da Reserva da Polícia Militar e atual Secretário-Chefe da Casa Militar do Estado do Espírito Santo. Atua na área de Inteligência desde 1979, exercendo atividades de Inteligência de Estado junto aos governos federal e estadual. Ministrou aulas e realiza palestras com foco na área de segurança e inteligência, para segmentos públicos e privados. Já exerceu os cargos de Subsecretário e Secretário de Justiça do Estado do Espírito Santo e Secretário de Segurança Pública e Defesa Social. Membro e um dos fundadores da Rede Capixaba de Inteligência.
Gilberto Sudré
Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor da Academia de Polícia Civil do ES na disciplina de Perícia Computacional Forense. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.
Gilberto Soares
Especialista em segurança da informação, certificado Comptia Security+, experiência em forense computacional.
Douglas Tozi Oliveira
Graduação em Ciência da Computação, especialista em gerenciamento de serviço de TI – ITIL. Gestão de SNOC, Change Manager – VALE, Change Manager – SAMARCO. Experiência em gestão de pessoas e processos junto a empresas de grande porte de serviços de TI, alocado junto ao cliente como setores de mineração, Saúde e Outsourcing com escopo em serviços de Tecnologia da Informação.
Gustavo Martinelli
Advogado, Professor, Mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Pós-graduando em Direito Digital. Graduado em Direito e Ciências da Computação, exerce a Advocacia há 05 anos nas áreas: Digital, Consumidor, Cível e Trabalhista. Atuou durante 15 anos na área de Tecnologia da Informação com foco em gerenciamento eletrônico de documentos. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Coautor dos livros Marco Civil da Internet pela Ed. Atlas, e Processo Judicial Eletrônico pelo Conselho Federal da OAB. Instrutor da Escola Superior de Advocacia – ESA da OAB/ES para o Curso de Peticionamento Eletrônico.