O professor Eric Wilson Santos Cabral do campus Manguinhos apresentou e publicou um trabalho na 3° Conferência Internacional de Tecnologia Ferroviária. O evento ocorreu na cidade de Cagliari, na Itália, período entre 5 e 8 de abril de 2016.

O estudo tem o título “Variabilidade da eficiência energética no conceito de uma ferrovia bitola métrica“ e foi desenvolvido com a utilização de um Simulador de dinâmica ferroviária TDS5000 (Empresa NYAB – New York Air Brake) e um modelo de regressão múltipla aplicado com variáveis operacionais da Estrada de Ferro Vitoria Minas – EFVM. 

No trabalho foram abordados 3 pontos:
– Estudo do melhor ponto de troca de maquinista na região de Resplendor MG;
– Estudo de um modelo de condução econômica de trens com foco em redução de combustível;
– Aplicação de regressão múltipla, verificando a correlação de variáveis do processo operacional da EFVM com o indicador de eficiência energética

O estudo obteve como conclusão uma resposta positiva quanto à redução do consumo de combustível, o que, com sua implementação gerou uma economia para empresa em torno de 2 milhões de litros.

O artigo foi desenvolvido com colaboradores da mineradora Vale e da Professora Dra. Marta Cruz, da UFES.

Gallery Notice : Images have either not been selected or couldn't be found