Rede social fundada em 2002, o LinkedIn foi criado com o objetivo de promover conexões profissionais. Assim, ele é diferente de todas as outras redes que você utiliza visando entretenimento ou compartilhamento de experiências pessoais.

Mesmo com suas particularidades, o LinkedIn está entre os mais famosos do mundo, junto ao Facebook e o Instagram. Já especificamente na sua área, ele é, sem dúvida, a mais reconhecida rede social corporativa.

Isso significa que ele pode fazer muito por sua carreira. Afinal, empresas e outros profissionais brasileiros e do mundo todo estão lá para se conectar com pessoas e compartilhar boas oportunidades. Então, que tal aprender mais sobre isso e saber como administrar um perfil no LinkedIn? Continue conosco!

Quais são os benefícios do LinkedIn para sua carreira?

Você provavelmente já sabe que o networking é um fator fundamental para o desenvolvimento profissional, não é? Conseguir fazer e manter bons contatos traz inúmeras vantagens na carreira. Agora, imagine poder fazer isso não só na faculdade ou em eventos, mas também na internet?

Essa é a ideia do LinkedIn. Por isso, ele aumenta muito o seu leque de possibilidades. Nele, você expõe seus dados profissionais e outras publicações que enriqueçam o seu perfil para que gestores de Recursos Humanos ou colegas de profissão possam encontrá-lo. Dessa maneira, você cresce profissionalmente por meio do networking online.

É possível, ainda, se conectar com donos de grandes empresas ou com profissionais que atuam na área do seu interesse em outras regiões do Brasil e até do mundo. Mesmo que essas pessoas nem sempre possam indicar você para uma vaga de trabalho ou entrar em um projeto ao seu lado, existem outras formas de ajudar a impulsionar sua carreira.

Por exemplo, elas compartilham experiências, casos de sucesso, publicidade de eventos e conteúdos que podem agregar muito conhecimento teórico-prático para você. Ou seja, o perfil nessa rede social não é útil apenas para divulgar o seu currículo, mas permite também crescimento pessoal e profissional.

Como ter um bom perfil do LinkedIn?

Agora que você conhece os benefícios dessa rede social, é importante saber como usar melhor o LinkedIn. A falta de cuidado com alguns itens podem fazer com que o profissional perca oportunidades ou, pior, diminua sua credibilidade no mercado. Então, veja a seguir como ter um bom perfil nessa rede.

1. Utilize fotos profissionais

Lembre-se sempre de que o LinkedIn é uma rede de contatos profissionais. Logo, tudo o que você expõe será visto não por amigos ou familiares, mas por pessoas que podem ser importantes conexões na sua carreira. Por isso, um dos primeiros pontos que merece atenção é o compartilhamento de fotos.

Primeiro, cuide para colocar uma imagem formal no seu perfil. Pessoas de determinadas áreas, como o Marketing, podem utilizar fotos um pouco diferenciadas, mas nada de exageros. Também não caia no erro de deixar sem uma foto sua — um perfil assim é muito menos visualizado por recrutadores e outros profissionais.

O ideal é que seja uma imagem focada no rosto, para permitir a visualização fácil. Além da foto do perfil do LinkedIn, a escolha da imagem para o fundo da página e de outras que possam ser compartilhadas na sua rede devem ser bem criteriosa. Mantenha o profissionalismo e evite expor situações pessoais.

2. Crie um bom resumo

Continuando na construção da sua página na rede social, é preciso fazer um resumo interessante. Afinal, é por ele que as empresas vão conhecer você e que outros colegas da área podem decidir incluir você no networking deles. Assim, o interessante é que esse ponto seja escrito de forma clara e objetiva.

A dica é ser conciso nas palavras e adicionar todas as informações básicas sobre sua formação e experiência profissional. As buscas no LinkedIn são realizadas por palavras-chave. Portanto, definir sua profissão e colocar dados essenciais vão garantir que o seu perfil esteja entre os resultados da rede para sua área.

3. Publique conteúdos relevantes

Fazer publicações na sua página é uma das melhores maneiras de manter sua rede de contatos ativa. Isso porque suas conexões no LinkedIn vão acompanhar o que você compartilha e podem participar de discussões relevantes sobre o assunto tratado.

É possível publicar tanto textos de sua autoria quanto outros conteúdos que você considera relevantes para a carreira e sua profissão. Um perfil bem movimentado nesse aspecto se torna mais atrativo.

Mas quem compartilha textos próprios deve ter um cuidado especial com as regras da Língua Portuguesa. Publicar conteúdos com erros gramaticais vai causar o efeito contrário. Por isso, fique atento a esse ponto e revise os textos antes de colocar no seu perfil do LinkedIn.

4. Interaja com suas conexões

A ideia do LinkedIn não é apenas curtir ou seguir pessoas na rede social, mas sim começar relacionamentos profissionais. Por isso, é importante se lembrar de interagir com suas conexões — seja compartilhando conteúdos que são relevantes para eles ou comentando em suas páginas.

Nesse sentido, um fato relevante é planejar suas conexões nessa rede. Seu objetivo não deve ser a quantidade, que seria impossível de ser gerida, e nem adicionar muitos amigos ou familiares de outras áreas profissionais. Foque em se relacionar com pessoas que agreguem à sua carreira e deixe as relações pessoais para outras redes.

5. Dê detalhes sobre o serviço que oferece

Se você está em busca de possíveis clientes, parceiros profissionais para empreender junto ou mesmo futuros chefes, é importante esclarecer esse desejo no seu perfil do LinkedIn. Quem oferece serviços deve dar detalhes sobre eles, permitindo que as pessoas entendam o que você faz e possam avaliar se estão interessadas em contratá-lo.

Então, quem trabalha com revisão ou tradução de textos precisa expressar isso em seus dados profissionais. Da mesma forma, se você fornece algum curso, dê detalhes sobre ele no perfil. Além disso, procure sempre manter os seus dados atualizados no título, resumo e nos outros campos da página.

Todos esses cuidados ajudam a manter o seu perfil do LinkedIn atrativo e evitam erros comuns na plataforma — como o de expor fotos pessoais, deixar suas informações incompletas ou não saber gerir suas conexões. Tenha em mente que essa rede social é voltada para a carreira. Assim, tudo o que você publica precisa agregar valor ao seu perfil e ao de seus colegas. Todos têm a crescer com isso!