A UCL está apresentando, entre hoje (22) e sexta-feira (25), na Praça do Papa, alguns dos equipamentos com que os estudantes da faculdade convivem no dia a dia acadêmico e que facilitam, com a prática, o entendimento das teorias ensinadas em sala de aula. No estande montado na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, ficarão expostos o motor translúcido e a impressora 3D. Os equipamentos vão funcionar, durante o evento, para que os visitantes vejam o que eles são capazes de fazer, aprendam um pouco dos conceitos envolvidos e sintam-se atraídos pelo mundo do conhecimento, da tecnologia e da inovação.

A impressora 3D está sendo usada na UCL para o desenvolvimento de pesquisas. Os estudantes utilizam o equipamento para imprimir, por exemplo, protótipos que ajudam a avaliar e aperfeiçoar os projetos desenvolvidos em áreas como engenharia e design. Futuramente, a faculdade pretende utilizar a impressora em pesquisas na área da medicina, já que existe na instituição o Departamento de Robótica, Ciência e Pesquisa em Saúde e foi lançada, recentemente, a graduação em Engenharia Biomédica, inédita no Estado.

“Hoje já é uma realidade o uso de impressoras 3D para imprimir órgãos humanos. Nós queremos, no futuro, atuar em pesquisas desse nível. Toda a história da UCL foi marcada pelas ações de inovar e empreender, e, hoje, utilizamos e estimulamos o potencial criativo dos nossos colaboradores e dos nossos estudantes para continuar inovando e empreendendo. É isso que buscamos”, destacou o diretor de Planejamento da UCL, Carlos Alberto de Oliveira.

O motor translúcido, outra inovação que está ao alcance dos estudantes da UCL diariamente, também ficará exposto no estande da faculdade, possibilitando que os espectadores acompanhem o que acontece internamente com um motor, quando ele é colocado em funcionamento, observando, em tempo real, a queima de combustível. A UCL foi a primeira instituição de ensino no Brasil a possuir um motor translúcido a combustão interna.

Salão do Inventor
Além do estande, a UCL participará da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia com apresentação de trabalhos no Salão do Inventor. Serão expostos dez projetos desenvolvidos por estudantes, sob a supervisão de professores, durante as disciplinas de cursos da UCL como Engenharia, Design e Sistemas de Informação.

Entre as invenções, uma harpa sem cordas vai chamar a atenção dos visitantes. O instrumento possui sensores infravermelhos que, ao serem acionados, emitem os sons. Outra ideia interessante é a da casa inteligente, projetada de forma a valorizar a economia de água e de energia. Para isso, ela possui, entre outros mecanismos, sensores que acendem e apagam as luzes dos cômodos, de acordo com a presença ou não de pessoas nos ambientes. A maquete dessa casa também estará exposta no Salão do Inventor.