A UCL firmou parceria com o Convento da Penha para reproduzir no ambiente virtual as plantas arquitetônicas, que até então só existiam no papel, de um dos maiores monumentos históricos e religiosos do Espírito Santo. Os integrantes da Ideas, empresa júnior da UCL, vão confeccionar as plantas em CAD, usando um software de engenharia apropriado. A partir daí, criarão uma maquete virtual do Convento, que possibilitará, por exemplo, uma visita a locais que hoje o público não acessa. Há também a intenção de digitalizar em 3D as obras existentes no local.

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCL também vão participar do projeto, indo ao Convento da Penha para fazer medições e outros tipos de registros necessários para o bom desenvolvimento dos trabalhos. A ideia de desenvolver esse trabalho surgiu, inclusive, a partir da busca de um Projeto Interdisciplinar para esses alunos, conforme contou o coordenador Fransergio Leite da Cunha.

“Tivemos a ideia de utilizar um game que possibilita a confecção virtual de construções, e eu sugeri que os estudantes fizessem a maquete do Convento nesse game. Para isso, precisávamos das plantas. Ao entrar em contato com o responsável pelo Convento, o guardião Frei Paulo Roberto, ele informou que isso era uma coincidência, visto que o engenheiro que está realizando uma obra lá havia comentado, na véspera do meu contato, que seria interessante ter cópias digitais das plantas existentes, que eles não tinham até então”, lembrou. 

Assim que o trabalho for concluído, o guardião do Convento realizará uma mostra com os resultados. “O Convento da Penha é o maior símbolo do Espírito Santo, e a UCL, atuando no sentido de torná-lo mais visível e acessível, contribuirá para que o público tenha mais contato com esse monumento tão importante”, afirmou Fransergio.

ideas

Gallery Notice : Images have either not been selected or couldn't be found