UCL vai promover segunda edição de treinamento internacional para revolucionar o ensino médio

UCL vai promover segunda edição de treinamento internacional para revolucionar o ensino médio

TEACHERSCAMP-BRASIL2

Clique aqui e inscreva-se

A Faculdade UCL promoverá, entre os dias 23 e 27 de janeiro do ano que vem, a segunda edição do Teachers Camp Brasil, treinamento internacional voltado para professores de ensino médio com o objetivo de revolucionar o processo de ensino/aprendizagem e, assim, formar alunos mais bem preparados para ingressar no ambiente universitário.

Podem participar do treinamento professores das redes pública e privada de ensino. A participação é gratuita. Serão cinco dias de aprendizado, totalizando 40 horas, em que os participantes terão acesso, por meio de experimentos em laboratórios e visitas a indústrias, por exemplo, a formas de ensinar o conteúdo de disciplinas como Matemática, Química e Física de maneira mais atraente e estimulante, mostrando com exemplos do cotidiano o porquê das teorias ensinadas em sala de aula.

“Os professores farão o estudo das ciências dos materiais (metais, cerâmicos, polímeros e compósitos), por meio da associação de teoria e prática, para poderem transmitir isso aos estudantes. Quando o aluno consegue visualizar através da experimentação o que aprende em sala de aula, fica mais fácil entender os conceitos das disciplinas associadas, o que a pedagogia chama de aprendizagem significativa”, explicou o diretor e professor da UCL Marcus Vinícius Lisboa Motta.

Para André Amaral, coordenador da UCL e professor master do Teachers Camp Brasil, as disciplinas de Matemática, Química e Física da forma como são ensinadas hoje no ensino médio são cansativas e desestimulantes.

“A experimentação é um dos caminhos para revolucionar a aprendizagem, pois desperta a curiosidade do aluno e instiga nele a vontade de conhecer os processos envolvidos nos fenômenos, uma vez que eles passam a relacionar a realidade natural com sua descrição científica”, destacou.

A primeira edição do Teachers Camp Brasil foi realizada pela UCL em janeiro deste ano, depois de, no ano passado, os coordenadores Marcus Vinícius Lisboa Motta e André Amaral terem participado do treinamento no Canadá e se habilitado para serem instrutores na versão brasileira do evento. Neste ano, os professores participaram de mais uma edição do Teachers Camp, desta vez nos Estados Unidos, reunindo mais experiências e conteúdos para enriquecer a segunda edição do Teachers Camp Brasil.

_________________________________________________________

Apresentação
O Teachers Camp Brasil propõe o estudo das Ciências dos Materiais – Metais, Cerâmicos, Polímeros e Compósitos – pela associação entre teoria e prática, numa linguagem acessível aos alunos do Ensino Médio, através das disciplinas Física, Matemática e Química, que pertencem a área das Ciências da Natureza, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM).

A contextualização dos conteúdos através da aplicação dos materiais nas áreas da Engenharia, Medicina, Informática, Artes, Odontologia entre outras, torna as disciplinas mais motivadoras e estimulantes. Quando o aluno consegue visualizar tais propriedades através da experimentação, fica mais fácil entender os conceitos das disciplinas associadas, o que a pedagogia chama de aprendizagem significativa.

Justificativa
As disciplinas de Química, Física e Matemática são geralmente desenvolvidas de forma teórica no Ensino Médio da maioria das escolas, o que as torna muitas vezes cansativas, desestimulantes, e principalmente nos casos de Física e Química, sem uma referência segura com a realidade natural dos fenômenos que pretendem descrever.

A experimentação desperta a curiosidade, instiga o desejo de conhecer os processos envolvidos nos fenômenos associados a determinada ação e cria um laço importante para o aluno entre a realidade natural e a sua descrição científica. As atividades práticas são aliadas dos processos de ensino-aprendizagem, por motivar os alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos.

Público
Professores de Química e Física do Ensino Médio das redes públicas e privadas de ensino.

Duração
O evento é gratuito tem a duração de cinco dias totalizando 40h e será realizado nos dias 23 a 27/01 no Campus UCL Manguinhos.

Conteúdos
Aplicação das Ciências dos Materiais através da teoria e de experimentos envolvendo metais, cerâmicos, polímeros e compósitos, aos conteúdos das disciplinas de Física, Matemática e Química. Quando se consegue visualizar tais propriedades através da experimentação, fica mais fácil entender os conceitos das disciplinas associadas, no conceito de aprendizagem significativa. A tecnologia dos materiais que utilizamos diariamente envolve metais, polímeros (plásticos, por exemplo) e cerâmicos (vidro e porcelana, por exemplo), além de outros, e os estudos e o desenvolvimento tecnológico na área de materiais permeiam todas as áreas do conhecimento. Próteses médicas são feitas de metais (platina, titânio) e polímeros. A estruturas de edifícios (metal ferro – aço e suas ligas) e o concreto é um material cerâmico.

A odontologia trabalha com materiais poliméricos como resinas, metais para correção ortodôntica e cerâmicos para prótese dentária. Além destes, mencionamos também os componentes eletrônicos, sensores, embalagem de alimentos, tecidos, calçados, entre outros, envolvem materiais de origem natural (madeira, papel), animal (couros), e os novos materiais utilizados nos produtos eletrônicos, seja nos circuitos ou nas baterias que os alimentam.

Histórico
Esse programa internacional é oferecido pela Fundação “ASM Materials Education”, em cumprimento de sua missão: “Estimular os jovens em materiais, ciências e carreiras de engenharia.” Desde 2002, os programas “ASM Camps” introduziram milhares de professores do ensino médio no processo de aprendizagem do tipo “hands-on”, sobre o papel dos materiais em nossas vidas.

Têm duração de uma semana (05 dias úteis) em tempo integral com oficinas de desenvolvimento profissional que são realizadas em universidades, escolas secundárias e faculdades comunitárias em todo os Estados Unidos e Canadá durante o verão. Para os professores, esta é uma excelente oportunidade de revisitar princípios da ciência, fazer experiências e trazer novas lições em sala de aula. O programa é baseado em experiências passadas nas áreas de desenvolvimento curricular, treinamento de professores e programas estudantis em Ciência dos Materiais desenvolvido na Universidade de Washington e Edmonds Community College, e apoiado pelo Programa de Educação Tecnológica Avançada da Fundação Nacional da Ciência.

A Faculdade do Centro Leste – UCL, de forma inédita na América Latina, realizou o evento “Teachers-Camp Brasil 1″ nos dias 23 a 27 de janeiro de 2016, no qual participaram 28 professores.

APRESENTAÇÃO