Curso de administração: afinal, como é o mercado no ES?
A escolha do curso superior deixa muitos jovens perdidos — ao mesmo tempo em que se busca uma área com a qual você tenha afinidade, é preciso saber se haverá oportunidades de trabalho e de crescimento na carreira. Para ajudar quem tem interesse no curso de administração, vamos falar do mercado, principalmente no estado do Espírito Santo.
O grande diferencial de quem escolhe essa faculdade é saber que toda empresa, seja de qual porte e segmento for, precisa de um profissional com conhecimentos específicos de administração. Outra vantagem é que essa formação é bastante valiosa também para aqueles que vão se lançar no empreendedorismo.
Confira este post e entenda melhor qual o panorama do mercado de trabalho no ES, o perfil desse profissional, como é o curso superior e as perspectivas de carreira nessa área!
Como é o mercado no ES para administradores?
Se você se preocupa em escolher um curso superior com boa aceitação no mercado de trabalho, pode apostar no curso de administração. No Espírito Santo, por exemplo, uma pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) apontou que a área é uma das mais promissoras para conseguir estágio — foram 875 estagiários contratados no estado em 2017.
E, como a gente sabe, o estágio é a primeira porta que se abre para o mundo profissional. Caso o aluno demonstre empenho e vontade de aprender, pode ser contratado assim que sair da faculdade. Já imaginou pegar o diploma e já ter a carteira de trabalho assinada?
Dessa maneira, se você mora e pretende construir sua carreira em administração no estado capixaba já sabe que as oportunidades aparecem antes mesmo de você terminar o ensino superior. É, portanto, um mercado promissor para essa área profissional!
Como é o curso de administração?
O bacharelado em administração tem duração de 4 anos e é bastante abrangente, com um conteúdo que prepara o profissional para atuar no meio empresarial, ou seja, para planejar e gerenciar os diferentes recursos de uma organização. Por isso, é uma formação completa, em que o aluno aprenderá tópicos como:
- matemática;
- finanças;
- estatística;
- sociologia;
- psicologia;
- gestão de pessoas;
- técnicas de administração empresarial;
- logística;
- empreendedorismo.
Para a obtenção do diploma o aluno precisa realizar ainda o estágio obrigatório, uma etapa importante para o início da carreira. É o momento para se ambientar com a rotina de trabalho, aprender com outros profissionais e conhecer as possibilidades de atuação dentro de uma organização.
A boa notícia é que, na maioria das vezes, o estágio é remunerado — o que já traz um incentivo a mais para quem está ingressando no mercado de trabalho.
Qual é o perfil do profissional?
O curso de administração é voltado para diferentes perfis de candidatos, no entanto, algumas características específicas podem ajudar os profissionais a se saírem bem nessa área. São elas:
- gostar de liderar;
- saber trabalhar em equipe;
- ser comunicativo;
- cultivar um bom relacionamento interpessoal;
- possuir senso de organização e planejamento;
- estar disposto a enfrentar desafios;
- saber se posicionar;
- estar sempre atualizado, principalmente com a conjuntura econômica nacional e internacional;
- ter interesse em aprender um segundo idioma;
- ter pensamento analítico;
- gostar de trabalhar com números.
Mas não fique preocupado se você não se encaixa com todas as habilidades que listamos acima. É importante salientar que essas competências podem ser adquiridas ao longo da graduação e também no dia a dia do trabalho, com a maturidade profissional.
Quais as perspectivas de carreira para essa área?
O curso de administração tem um caráter generalista e prepara o aluno para atuar em um número grande de áreas, por isso as possibilidades de contratação são boas para os recém-formados. O profissional pode trabalhar em âmbito público, privado ou no terceiro setor com:
- finanças;
- compras;
- vendas;
- produção;
- recursos humanos;
- logística;
- marketing;
- controladoria;
- comércio exterior.
Alta empregabilidade
O administrador é figura-chave dentro de qualquer empresa (de pequeno a grande porte), do ramo de comércio, indústria, serviços e até agronegócio. É o profissional que coordena os recursos humanos, financeiros e materiais, fixa metas, elabora políticas internas e estratégias e também analisa os resultados.
Seus esforços são direcionados para aumentar o lucro e a produtividade da organização e também para buscar caminhos com o objetivo de melhorar o desempenho dos colaboradores.
Dessa maneira, é um mercado amplo e com boas oportunidades. De acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Administração (CFA) — órgão que regula a profissão — a empregabilidade para os formados é de cerca de 75%. A remuneração varia de 3 a 10 salários mínimos, segundo o tempo de carreira.
Para aqueles profissionais que buscam um emprego estável e bons salários, há muitas oportunidades também no serviço público, em âmbito municipal, estadual e federal. Nesse caso, a vaga é preenchida mediante aprovação em concursos.
Crescimento de carreira
Essa área possibilita ao profissional crescer na carreira — o administrador pode começar como analista, passar para função de supervisor, depois gerente, chegando até mesmo ao cargo de direção da empresa. Portanto, é o trabalho ideal para quem quer conquistar posições de gestão e liderança.
Nessa escalada, é importante mostrar proatividade e interesse pela organização como um todo, além de ter um bom relacionamento interpessoal. Estar sempre atualizado com novos cursos — como especialização e MBA — também conta pontos, pois contribuirá para o aprimoramento de suas competências comprovando seu valor para os gestores.
Empreendedorismo
Sem contar que o conhecimento e habilidades adquiridos no curso de administração são muito valiosos também para quem sonha em abrir o próprio negócio. Saber lidar com finanças, planejamento estratégico e entender toda a burocracia empresarial pode fazer o seu negócio sair na frente.
Bom, agora você não tem mais dúvidas sobre as possibilidades de crescimento na carreira com o curso de administração. Em todo o Brasil a empregabilidade é alta e, no Espírito Santo, as chances são maiores já na fase do estágio. Se você tem afinidade com essa área, vá em frente e comece a planejar seu futuro profissional!
Gostou de conhecer em detalhes esse curso superior e o panorama profissional dessa carreira? Fique por dentro de outros assuntos com essa temática.